• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estudo diz que erros ortográficos fazem você ficar menos atraente

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/05/20 às 15h10

Antigamente, as cartas eram praticamente o único meio de comunicação entre as pessoas. Apesar da demora era a melhor forma das pessoas se comunicarem com quem estava distante. Felizmente a tecnologia avançou e hoje podemos nos comunicar facilmente com uma ligação. É tudo rápido e fácil. Conseguimos falar, em tempo real, com alguém que pode estar do outro lado do mundo.

Mas com o passar do tempo, até mesmo as ligações ficaram um pouco de lado. Existem até as pessoas que odeiam falar ao telefone. Para essas pessoas, os aplicativos de mensagem são uma verdadeira salvação e também possibilitam a comunicação entre as pessoas.

As mensagens são uma ótima maneira de manter o contato com quem está distante e até mesmo uma forma de flertar com quem se está interessado. Assim como a forma de encontrar pessoas mudou, com os aplicativos de namoro, a maneira de se mostrar interessante e flertar também mudou.

E um dos aspectos que podem ajudar as pessoas a conquistarem mais corações pelo meio virtual, é exatamente uma concordância boa, uma digitação limpa e sem erros e aquela conferida ortográfica.

De acordo com uma pesquisa de 2019, a escrita influencia de maneira direta no nível de atratividade que as outras pessoas podem sentir por um perfil em um aplicativo ou site de namoro.

Estudo

Para que o estudo fosse feito, foi pedido a 800 pessoas que avaliassem perfis de um site de relacionamento da Holanda. Mas o que esses voluntários não sabiam é que, além de os perfis serem falsos, alguns tinham erros de digitação. E as fotos e mensagens eram as mesmas. A única diferença eram os erros na escrita das mensagens.

O resultado mostrou que os erros de grafia, mesmo que fossem pequenos erros, deixavam o perfil menos atraente para aqueles que estavam olhando.

"No caso de namoros online, a falta de atenção pode ser interpretada como falta de esforço em dedicar tempo para construir um perfil. Isso é subsequentemente interpretado como não atrativo", explicou a autora do trabalho, Tess Van der Zanden.

Erros

Se você é uma dessas pessoas que parece não perceber os erros que comete e só vê quando alguém comenta sobre, não se desespere. A grande maioria dos leitores, ou seja, 66% têm a mesma dificuldade para conseguir notar esses erros.

"Um número surpreendentemente grande de participantes não percebeu ou não sabia se os perfis que eles tinham visto continham erros de linguagem ou não", ressaltou a autora.

As fotos dos perfis eram de pessoas medianamente atraentes. E se os participantes, que estavam julgando os perfis, os classificassem como "acima da média de atratividade", era bem provável que eles também não tinham reparado nos erros que estavam presentes nos textos.

Observações

Com esse estudo, é possível tirar de lição a importância de sempre revisar os textos que se pretende publicar em sites ou aplicativos de namoro. Às vezes, é melhor até pedir para que outra pessoa olhe o texto e procure erros que talvez você não esteja vendo. E sempre revisar o texto, quando se usa o corretor automático, porque ele pode mudar completamente uma palavra.

E uma curiosidade, é que várias cidade brasileiras tem o "disque-gramática", que é um número de telefone dado pelas Secretarias da Educação ou projetos de extensão de universidades públicas para que as pessoas do país todo tirem suas dúvidas de forma gratuita. E se você estiver na internet não custa nada olhar como é a grafia de uma palavra que você está na dúvida de como se escreve.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+