icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Estudo mostra que onde a pessoa mora nos EUA está relacionado com alguns traços de personalidade

POR Bruno Dias EM Curiosidades 10/09/20 às 15h25

capa do post Estudo mostra que onde a pessoa mora nos EUA está relacionado com alguns traços de personalidade

Quando falamos sobre personalidade, nos referimos ao conjunto de características psicológicas capazes de definir o comportamento de uma pessoa. É isso que define os ideias e ações que cada indivíduo é capaz de tomar, propriamente dito. Realmente, se refere a identidade daquela pessoa.

Um novo estudo mostrou que um desses fatores que pode moldar a personalidade das pessoas, pelo menos dos estadunidenses, é onde se vive. Morar em altitudes mais elevadas nos Estados Unidos podem molda  a psicologia das pessoas de formas estranhas. O estudo mostra uma relação entre viver em regiões montanhosas e alguns traços de personalidade.

Segundo os pesquisadores, os tipos de traços de personalidade que as pessoas que moram em montanhas demonstram são bem específicos. Eles são enraizados  na história pioneira do Velho Oeste. E mostram traços psicológicos residuais da mentalidade e sensibilidade da fronteira do país.

"O ambiente hostil e remoto das regiões fronteiriças montanhosas atraiu historicamente colonos não-conformistas fortemente motivados por uma sensação de liberdade. Essas características podem ter se destilado com o tempo em um individualismo caracterizado pela dureza e autoconfiança. Que está no cerne do ethos da fronteira estadunidense", disse o psicólogo Friedrich Götz, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Estudo

Para fazer essa potencial ligação entre a topografia e a personalidade humana nos EUA, os pesquisadores analisaram dados do Gosling-Potter Internet Personality Project. Ela é uma pesquisa online, em grande escala, de dados de personalidade que começou em 1999. E foi elaborada por membros da equipe de Götz.

Esse teste tem o objetivo de medir o que é conhecido como os "cinco grande traços de personalidade". Que são a abertura à experiência, consciência, extroversão, afabilidade e neuroticismo.

Com o banco de dados enorme da pesquisa, os pesquisadores examinaram as ligações entre mais de 3,3 milhões de respostas da pesquisa. E os códigos postais das pessoas entrevistadas.

Influência

Fazendo isso eles descobriram que as pessoas que viviam em regiões montanhosas pontuaram mais baixo em agradabilidade, extroversão, neuroticismo e consciência. E tiveram pontos mais altos em abertura para experiências.

"Esse terreno acidentado provavelmente favorecia aqueles que protegiam seus recursos e desconfiavam de estranhos. Bem como aqueles que se envolviam em explorações arriscadas para garantir comida e território. Quando olhamos para a personalidade em todos os Estados Unidos, descobrimos que os residentes das montanhas são mais propensos a ter características psicológicas indicativas dessa mentalidade de fronteira", explicou.

Segundo os dados, os moradores de áreas montanhosas tendem a ser menos confiantes, atenciosos e perdoadores. Isso se comparados as pessoas que moram em áreas mais planas. Que são mais rebeldes,distantes e assertivos.

No geral, essa diferença é bem pequena. Mas ainda assim significativa. Por causa dos fenômenos psicológicos complexos como a personalidade de uma pessoa que pode ser influenciada por milhares de fatores do mundo real. E a topografia física é somente um deles.

"Essas descobertas sugerem que as montanhas ainda são um terreno isolado com barreiras formidáveis ??para muitos aspectos da vida. E, mesmo que a humanidade tenha conseguido superá-las em muitos aspectos, elas permanecem um elemento definidor do ambiente físico que afeta a personalidade", explicaram os autores.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Vecteezy Exame
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest