• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


EUA faz alerta sobre perigo de peixe que respira fora da água

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      17/10/19 às 13h11

"Se você acredita que capturou um peixe cabeça-de-cobra, não o libere. Mate-o imediatamente e congele-o". Esse é o alerta que o Departamento de Recursos Naturais, do estado da Geórgia, soltou na semana passada. Esse é o décimo quinto estado americano a emitir o alerta devido a existência de um predador voraz. E olha que nem estamos falando de um tubarão ou algum animal desse nível, mas sim um peixe selvagem capaz de respirar fora da água.

O peixe cabeça-de-cobra, nome popular do Channa argus, é um animal originário da China, Rússia, e da península da Coreia. Esse peixe recebe esse nome devido a sua cabeça achatada e pode chegar até a 80 centímetros. O que faz desse peixe em específico um animal temido é o seu grande apetite, já que ele se alimenta de outros peixes menores, rãs e pequenos lagartos. Sem contar a sua capacidade única de sobreviver fora da água, por alguns dias.

Agora, as autoridades americanas pretendem estudar os exemplares encontrados no país, e assim, mapear a sua disseminação para conter a sua reprodução. Já que esse peixe pode ser uma ameaça para outras espécies aquáticas.

A ameaça

Detectado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2010, o peixe cabeça-de-cobra nunca foi uma real ameaça, até porque eram poucos exemplares dele. No entanto, recentemente pareceu um surto desse peixe em 15 estados americanos, o que colocou as autoridades em alerta.

Isso porque, uma vez que o peixe aparece em determinado habitat é difícil combatê-lo, já que esse animal tem uma taxa muito alta de reprodução. E a sua notável capacidade de sobreviver fora da água, possibilita que ele se arraste e dê pequenos saltos para percorrer pequenas distâncias. Assim, ele é capaz até de chegar a um outro curso de água, para buscar mais alimentos.

No começo da semana passada, um pescador capturou o primeiro peixe cabeça-de-cobra na Geórgia. Depois disso, as autoridades emitiram um alerta pública sobre o tal peixe selvagem. "Lembre-se que este peixe pode sobreviver fora da água. Se for possível, faça fotos do exemplar e tome nota do local, em que foi capturado (curso d'água, marcos terrestres, GPS)". Essa foi uma das principais instruções do Departamento de Recursos Naturais do estado.

Segundo as autoridades, os hábitos alimentares desses peixes, podem afetar severamente a oferta de alimento para as demais espécies.

O peixe

Os peixes dessas espécie podem sobreviver, seguramente, em águas com baixas taxas de oxigênio. Isso lhes dá uma enorme vantagem em relação a outras espécies, como trutas e robalos, por exemplo.

Além do mais, o peixe cabeça-de-cobra também pode respirar oxigênio atmosférico. O que faz deles uma exceção dentre a maioria dos peixes. O cabeça-de-cobra pode sobreviver fora da água devido as suas pequenas bolsas acima das brânquias que funcionam como umas espécie de pulmão. Com isso, eles conseguem afundar e aspirar ar para dentro dessas bolsas, e depois, extrair o oxigênio do ar armazenado.

Há uma forte suspeita de que os peixes cabeça-de-cobra foram introduzidos intencionalmente na Geórgia. Peixes, dessa espécie, já foram encontrados anteriormente na Flórida, em Nova York, na Virgínia, Califórnia, Massachusetts e Maryland.

E você, já tinha ouvido falar sobre o peixe que respira fora da água? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   G1  
Imagens G1
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+