• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Evgen Bavcar, o incrível fotógrafo cego

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      07/10/14 às 00h58

Não, ele não nasceu cego. Isso aconteceu depois de dois acidentes, consecutivos, quando tinha mais ou menos 12 anos. Nascido na Eslovênia, o então adolescente cego, com 16 anos, conseguiu uma máquina fotográfica. E também uma namorada. Com elas duas, sintetiza sua paixão: "descobri que podia possuir algo que não podia ver...".

Trabalhando com sobreposições, preto e branco e técnicas de colagem bastante inovadoras para sua época - já que ele nasceu em 1946 - ele afirma não saber exatamente o que está acontecendo do outro lado da câmera, mas que compõe uma "fotografia mental", que prevê como será a foto tirada. O irônico é que ele jamais a verá, apesar de poder ouví-la descrita. Será que na mente de Bavcar as fotos dele são tão impressionantes quanto para nós?

Independente de seu método de produção ou do fato de ser cego, a arte de Bavcar é vívida e imaginativa, o que faz de seu trabalho um transporte para o interior da mente de um cego - algo que, literalmente, você jamais seria capaz de ver sozinho.

fotos_bavcar_14 fotos_bavcar_13 fotos_bavcar_11 fotos_bavcar_10 fotos_bavcar_09 fotos_bavcar_08 fotos_bavcar_07

Aqui ele:

fotos_bavcar_06 fotos_bavcar_05 fotos_bavcar_04    fotos_bavcar_01

Ele tem mais obras, mas muitas delas contém nudez, e por isso não podemos colocá-las aqui. Uma rápida busca pelo nome dele no Google Imagens vai satisfazer sua curiosidade, apesar disso! Além das imagens, selecionamos também curto documentário a respeito dele:

E uma entrevista longa, onde podemos conhecer mais da vida e mente do fotógrafo:

E você, gostou?

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+