• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Experiência mostra a diferença na aparência de quem dorme bem e quem dorme mal

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      15/09/16 às 20h13

De acordo com o médico oncologista da Universidade de São Paulo, Doutor Drauzio Varella, "O número de horas de sono ideal para reparar as energias gastas em vigília costuma ser em média de seis a oito horas por dia.

Enquanto para alguns cinco horas por noite são suficientes para enfrentar as tarefas diárias, outros passam o dia cansados se não dormirem nove ou dez.

Como regra, os mais velhos necessitam de menos horas de sono do que as crianças e os adolescentes."

Você sabe por que o ser humano pensa tanto antes de dormir? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o motivo.

74956462_wide

Enquanto algumas pessoas acham que oito horas de sono é o necessário para uma boa noite de sono, outras afirmam que menos disso, cerca de 6 horas, também é suficiente para ter um dia tranquilo de trabalho sem se sentir cansadas ou com mal estar.

E um experimento de privação do sono foi feito no Reino Unido com uma mulher de 46 anos de idade, chamada Sarah Chalmers, com o objetivo de descobrir quais são as consequências de se dormir bem ou não.

sarah chalmers lard as moisturiser john godwin

No experimento, eles analisaram a condição da pele dela por meio de uma verificação minuciosa em todo o rosto. Na primeira parte do experimento, ela dormiu mais de quatro horas por noite (a partir de 02:00 até 06:00) e ela conta que "Por volta de 3 horas da tarde todos os dias, eu tive uma sensação estranha, como uma ressaca".

Já na segunda etapa do experimento, Sarah dormiu seis horas por noite, durante uma semana. Ela conta que nessa fase começou a sentir sinais de cansaço e partiu para o uso de doces com mais frequência para ter mais energia.

fml-sleep project sarah chalmers day 2

De acordo com os médicos, "a falta de sono leva à produção de cortisol- um hormônio de estresse. Isso faz com que uma pessoa fique mais irritável. Não dormir o suficiente também ativa as glândulas oleosas, o que leva a problemas de pele.

A falta de descanso durante a noite também pára a produção de hormônios de crescimento e não restaura os sistemas do corpo para seus níveis ideais."

sarah chalmers lard as moisturiser john godwin

Já na fase final do experimento, ela dormiu oito horas por noite e os resultados positivos apareceram. Dentro de uma semana ela sentiu melhoras na pele e ficou com menos irritação.

"Eu parecia muito mais velha do que os meus 46 anos. Meus olhos tinham círculos escuros por baixo, e minha pele estava sem brilho, com poros de forma alargada que eu poderia vê-los à distância. Por cima de tudo isso, um par de manchas estavam começando a desenvolver no meu queixo. Eu cansei rapidamente e era muito irritável. Eu odiava ver minha reflexão ", disse Sarah.

O que achou do experimento? Quantas horas por dia você dorme? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+