• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Faça isso e dificilmente você terá câncer na vida

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      31/07/20 às 15h37
foto de destaque

Talvez o câncer seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Quem já perdeu uma pessoa querida por causa dele, sabe como a doença traz sofrimento para a vítima e para as pessoas a sua volta.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células. São células agressivas e incontroláveis que resultam em tumores ou neoplasias malignas.

Ele é o crescimento desordenado de células que provocam o aumento significativo na região envolvida. Pode acontecer também de haver a invasão de tecidos e órgãos adjacentes. Em alguns casos, pode acontecer das células cancerosas se espalharem pelo organismo, pelos vasos sanguíneos ou linfáticos e para diferentes partes do corpo. Isso são as chamadas metástases.

Claro que ninguém deseja ter essa doença, mas ninguém sabe ao certo como preveni-la de forma eficaz. Mas a Sociedade Americana de Câncer atualizou seu guia de dieta e atividades físicas que tem como objetivo diminuir o risco de se ter câncer. Ou possivelmente, de não ter câncer a vida toda.

Esse guia é revisto de cinco em cinco anos, desde o começo dos anos 1980 se baseando em evidências científicas. Quem faz esse guia é um comitê de especialistas voluntários de vários setores com base nas recomendações da Agência Internacional de Pesquisa de Câncer e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Recomendações

Como foi dito, as recomendações vão mudando conforme as evidências científicas vão mudando. Anteriormente, era recomendado que os adultos tinham que fazer, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada. Ou então, 75 minutos de atividade pesada por semana.

As novas recomendações são que os adultos façam entre 150 e 300 minutos de atividade moderada por semana, ou então entre 75 a 150 minutos de atividade pesada. E conseguir atingir ou passar dos 300 minutos, é o ideal. E as crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma hora de atividade moderada ou pesada por dia.

As atividades sedentárias como por exemplo, sentar, deitar, ver televisão e outras formas de entretenimento em frente a uma tela devem ser limitadas.

O que comer

O guia recomendava anteriormente uma dieta com ênfase em vegetais para manter um peso saudável. Além de limitar o consumo de carnes vermelhas ou processadas. E também consumir, pelo menos, 2,5 xícaras de frutas e verduras todos os dias.

Mas agora, o recomendado é consumir vegetais verde-escuros, vermelhos e alaranjados, legumes ricos em fibras, frutas com variedade de cores e grãos integrais. Também limitar ou cortar o consumo de carne vermelha ou processada, bebidas açucaradas e os produtos que são muito processados. Além de evitar também os vegetais com muito amido, como por exemplo, batata, mandioca e milho.

Bebidas

Com relação ao álcool, há cinco anos, o guia dizia para os adultos que limitassem o consumo para uma dose para as mulheres e duas doses para os homens por dia.

Atualmente, o recomendado é não beber álcool. Mas para aqueles que optarem a continuar bebendo o número de doses continua o mesmo que era na última atualização do guia.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Acs journals  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+