• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Faça uma experiência anti-gravidade em casa

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      07/10/14 às 22h32

Quer ver uma experiência que desafia a gravidade? Tudo que você precisa é água, uma taça ou copo (até de plástico serve), um guardanapo ou pano e um recipiente para colocar embaixo para evitar bagunça (tipo um balde ou tigela). Ainda que nosso vídeo seja em inglês, o processo é bastante visual e tudo que você precisa é tampar bem a superfície do copo, pois a entrada de ar impede o funcionamento do "truque". Se quiser aprender como faz, dê uma olhada no vídeo abaixo, e postaremos a explicação depois.

Conseguiu fazer? Se não conseguiu, explicamos: a gravidade é a mais fraca das forças fundamentais, ao lado de outros tipos de força como a eletromagnética e a nuclear. O que acontece e que, quando você veda bem a saída do corpo (e ainda dá aquela empurradinha para baixo com o tecido) é criado um tipo de vácuo dentro do copo, que deixa a pressão atmosférica dentro dele mais forte que a de fora - e também mais forte que a gravidade.

Junto da camada superficial da água, que funciona como um tipo de pele e ajuda a segurar o líquido ao invés de fazê-lo ser coado pela porosidade do tecido, a ausência de ar dentro do copo impede tanto que a água escorra para baixo quanto que o guardanapo caia. Essa é uma versão "grande" do truque culinário de segurar líquidos num canudo fechando-se uma de suas aberturas, que talvez você já tenha feito até sem perceber, e agora sabe como funciona. E aí, conseguiu fazer? Entendeu o processo?

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+