icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Facebook lança o Messenger para crianças em mais de 70 novos países, incluindo o Brasil

POR Bruno Dias EM Curiosidades 23/04/20 às 17h25

capa do post Facebook lança o Messenger para crianças em mais de 70 novos países, incluindo o Brasil

Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004. Inicialmente, foi projetado para ser usado por universitários. Em pouquíssimo tempo, a rede social já era conhecida no mundo e utilizada por todo tipo de gente. O fato é que, desde sua criação, o Facebook serviu para facilitar um monte de coisas em nossa vida. Principalmente, quando o assunto é comunicação.

E com o tempo, se transformou em uma poderosa fonte de informações, visto que grande parte dos usuários têm o costume de compartilhar história sobre as próprias vidas. Em questão de poucos segundos, cerca de 300 mil novos status são escritos no Facebook. Se você parar para pensar, isso é algo completamente insano. Mais insano ainda é o número de usuários da rede social, que não para de crescer. O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos.

E assim como o número de usuários da rede social não parou de crescer desde o seu surgimento, as inovações e desdobramentos dela também não pararam. O Facebook Messenger, por exemplo, é o aplicativo de mensagens instantâneas da rede social. Ele conecta, principalmente, os usuários do Facebook e os sincroniza com o aplicativo.

Em 2015, o Facebook anunciou que o Messenger iria ser, a partir de ali, uma plataforma de aplicativos para fazer com que as conversas fossem mais práticas. Contando com GIF's, fotos, vídeos e outros recursos.

Versão do app

E na quarta-feira dessa semana, a versão "Messenger Kids", voltada especificamente para o público infantil, foi lançada. Essa versão chegará em 74 países, e o Brasil é um deles. Ela contará com recursos específicos para crianças entre sete e 12 anos. Alguns deles como a possibilidade de decorar fotos e vídeos, e também filtros, adesivos e jogos.

O aplicativo não tem opção de compra e nem anúncios. Além do mais ele pode ser controlado pelos pais das crianças, que podem incluir funções como controle de horário e também conseguem monitorar quais são as solicitações de amizade que os filhos estão recebendo.

Para ter o aplicativo Messenger, não é preciso que a criança tenha uma conta no Facebook. Até porque isso seria uma violação do Ato de Proteção a Crianças Online (Copa, na sigla em inglês). Ele proíbe que crianças com menos de 13 anos tenham redes sociais. A conta do Messenger Kids é exclusiva do app e não é transferida para o Facebook.

A empresa fez uma pesquisa com cinco mil pais de crianças na faixa etária do público específico do app, em países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Nesses países, 93% das crianças tem acesso a um smartphone ou tablet. E 94% dos pais acreditam que aplicativos de mensagem possam conectar mais suas famílias.

Amizades

A versão do Messenger Kids vem com uma atualização para ajudar os pais a monitorar as amizades de seus filhos. Segundo a diretor global de segurança do Facebook, Antigone Davis, os pais disseram que queriam que os filhos se sentissem independentes para gerenciar os seus contatos, mas que também queriam conseguir supervisioná-los.

"Quando uma criança realiza uma ação de amizade, os pais são notificados pelo Messenger e podem controlar qualquer nova conexão feita a partir do Painel de Controle dos Pais, onde eles poderão ver também uma lista das atividades recentes", explicou Davis.

Uma outra função do app permite que as crianças tenham uma interação com adultos específicos, como por exemplo um professor, treinador, ou até mesmo os pais.

"Assim como os pais permitem que um professor ou treinador ajude seus filhos a navegar pelas amizades na sala de aula ou no time, essa nova ferramenta permite que pais aprovem de forma similar que um adulto ajude seus filhos a se conectar", concluiu.


Próxima Matéria
Via   G1  
Imagens G1 Popsci
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest