• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


"Fake news" literalmente mataram 20 pessoas nos últimos dois meses, entenda

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      01/08/18 às 18h43

"Fake News", também chamadas de notícias falsas, são um tipo de imprensa que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais.

Não é de hoje que o mundo inteiro está tendo problemas com essas notícias falsas. O Facebook e o WhatsApp, por exemplo, estão fazendo de tudo para que essas notícias não influenciem ainda mais a população mundial.

Mas como diabos essas notícias falsas podem nos afetar? Na verdade, até pessoas perdem suas vidas por causa dessas tais mentiras. Como? A gente dá um terrível exemplo para vocês nessa matéria.

O perigo das "fake news"

O New York Times recentemente explicou que na Índia foram espalhados falsos rumores de sequestros de crianças. Essas notícias se espalharam rapidamente e levou a uma série de assassinatos cometidos por multidões enfurecidas.O jornal The Guardian disse que cerca de 20 pessoas foram linchadas na Índia nos últimos dois meses.

As redes sociais estão tentando combater essas mensagens. O Facebook, por exemplo, agora restringe que as pessoas encaminhem mensagens para apenas 20 pessoas, pensando em impedir que notícias falsas se espalhem. Na Índia esse número é menor, podendo mandar para apenas 5 pessoas.

O fato é que as notícias falsas se espalham com uma rapidez incrível e as consequências podem ser horríveis. Quer um exemplo? Espalhar rumores sobre condições médicas pode alterar drasticamente a vida das pessoas para pior. Os riscos de aumentar o caso de doenças facilmente erradicadas por vacinas pode ser um grande exemplo.

Esse exemplo na Índia mostraram que as "fake news" também podem levar a multidões cometerem assassinatos. E temos que ficar ligados no fato de as pessoas mais poderosas do mundo estarem frequentemente engajadas em divulgar esse tipo de notícia, seja para amedrontar as pessoas em busca de ganhos econômicos ou mesmo para equilibrar o poder político.

É certo que as notícias falsas não vão desaparecer tão cedo, mas cabe a nós, meios de comunicação, alertá-los dos perigos dessas notícias.

Mas e você, sabe de alguma notícia falsa que levou a consequências sérias? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+