Família de Stephen Hawking doa o respirador pessoal a hospital para combate à Covid-19 no Reino Unido

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      28/04/20 às 19h20
foto de destaque

Recentemente, a família do astrofísico britânico Stephen Hawking doou seu respirador pessoal ao Hospital de Cambridge. Isso aconteceu na última quarta-feira (22/04), como uma atitude para ajudar no combate à Covid-19 no Reino Unido. No dia em questão, a filha do cientista, Lucy Hawking, formalizou a doação para o serviço nacional de saúde do Reino Unido, o (NHS).

Em seguida, o equipamento foi levado ao Royal Papworth Hospital de Cambridge. Essa é a mesma instituição que já havia cuidado do pesquisador até sua morte. Steven Hawking morreu aos 76 anos, no dia 14 de março de 2018. Desde a juventude, Hawking enfrentava os desafios de conviver com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa.

Se Hawking estivesse vivo, ele estaria na linha de frente no combate ao coronavírus

Depois da morte do físico, a família devolveu todo o equipamento respiratório ao hospital. Em vida, o sistema público de saúde o havia emprestado para auxiliar no tratamento de Hawking. Dessa forma, Lucy, por meio de um comunicado, relembrou todo o apoio médico que o hospital havia oferecido a seu pai. Segundo ela, o atendimento foi "brilhante, dedicado e compassivo".

Mas, além das equipamentos ofertados pelo governo, Hawking também comprou algumas máquinas. Desse modo, "agora estamos entregando ao NHS com a esperança de que ajudem na luta contra a Covid-19", afirmou Lucy, Em seguida, ela afirmou que, se estivesse vivo, seu pai estaria na linha de frente combate à pandemia do novo coronavírus.

Nesse momento, o Reino Unido sofre severas consequências da pandemia de coronavírus. Para se ter uma ideia, são mais de 21 mil mortes registradas apenas em hospitais. Além disso, o país sofre com a falta de equipamentos médicos necessários para enfrentar a crise de saúde pública. Segundo o ministro da Saúde britânico, Mattt Hancock, o país possuía entre 9 mil e 10 mil respiradores no NHS no início de abril e outros 2 mil em clínicas privadas. De acordo com Hancock, mais 1,5 mil máquinas adicionais vão chegar dentro das próximas semanas.

Um pouco da trajetória de Stephen Hawking

Ao longo de sua vida, Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos em todo o mundo. Em suas pesquisas, ele abordou temas como a origem do universo e a natureza da gravidade. Mas, mais do que um cientista, ele também foi um exemplo de determinação por lutar até do fim de sua vida contra a esclerose esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa da qual sofria.

Em 8 de janeiro de 1942, nascia Stephen Hawking, exatamente 300 anos após a morte de Galileu. Também, coincidentemente, o físico morreu na mesma data do aniversário de Albert Einstein, no dia 14 de março de 1879. No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama sua teoria mais popular, que dizia repeito à singularidade do espaço-tempo. Nela, Hawking aplicava a lógica dos buracos negros a todo o universo.

Para quem tiver interesse em saber mais um pouco de sua pesquisa, esse tema é apresentado ao público em geral no livro "Um breve história do tempo", lançado em 1988 e que se tornou um best-seller. Além disso, em 2014, pudemos conhecer uma "uma breve história de sua vida" no filme "A Teoria de Tudo".


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   G1  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+