icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Família encontra o fóssil de uma fera pré-histórica enquanto arrumavam quintal

POR Leticia Rocha EM Curiosidades 25/04/19 às 17h22

capa do post Família encontra o fóssil de uma fera pré-histórica enquanto arrumavam quintal

Você, com certeza, já deve ter visto algum fóssil. Talvez não no seu quintal, mas em um museu que visitou e claro, nos livros didáticos. Os fósseis são elementos muito importantes para os pesquisadores. Eles são capazes de nos fornecer informações sobre o nosso passado. Talvez de um momento da história em que nem estávamos aqui para testemunhar os ocorridos. Os fósseis de dinossauros são um exemplo do quanto podemos aprender sobre uma época na qual o ser humano ainda nem existia, há milhares de anos atrás. Agora imagine que louco seria se sua família encontra o fóssil de uma fera pré-histórica bem no terreno de casa?

Com certeza, essa seria uma história para contar para todos! E foi exatamente isso o que aconteceu com essa família de Utah. O que apenas uma construção no quintal de casa, acabou se transformado em um grande achado arqueológico.

Utah, cidade famosa por seus fósseis

A cidade de Utah já é bastante conhecida por sua riqueza em relação ao seu passado. Na verdade, o estado americano é onde foram encontrados os registros mais completos sobre a vida dos dinossauros em nosso planeta. Já foram achados mais de 27 espécies de dinossauros diferentes. Além dos registros, é importante frisar o excelente estado de conservação em que a maioria foi encontrada.

Os pesquisadores acreditam que a grande concentração de sal no local é o que coopera para a boa conservação dos fósseis. Vários achados já foram feitos na região, tanto que os moradores já não se assustam quando encontram alguns ossos em seu quintal. Pode parecer assustador, mas são apenas registros e que são muito importantes para a melhor compreensão do passado.

Ossos no quintal

A família Gibson pretendia construir no quintal de casa e por isso começaram a perfurar o solo. Foi ainda na etapa inicial que eles descobriram uma fileira de ossos, uma costela. Eles prosseguiram explorando o fóssil e então o esqueleto quase completo de uma criatura. Qual criatura? Isso eles não conseguiram identificar de cara. Com a ajuda de especialistas que trabalham na cidade, a família descobriu que o esqueleto pertencia a um tubarão.

Não qualquer tubarão, mas o snaggletooth, uma espécie de 15 milhões de anos. Não bastasse a grande descoberta, o que se soube em seguida é que os registros encontrados no quintal eram os mais completos já encontrados. Lembra do que falamos acima? A grande quantidade de sal no solo da região, ao que parece, coopera muito para as questões de preservação dos fósseis.

E você, já encontrou algo valioso assim no seu quintal ou nas coisas da família? Nos conte aqui nos comentários. Aproveita e marca aquele amigo que adora conhecer sobre o passado.


Próxima Matéria
Via   scribol  
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest