icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Fantasmas podem ser apenas infrassons, entenda

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      31/10/18 às 16h07
capa do post Fantasmas podem ser apenas infrassons, entenda

Todos nos já ouvimos alguns relatos e histórias sobre casas mal assombradas. Alguns até mesmo afirmam que ao visitar certos lugares podem sentir uma presença, a qual ninguém consegue ao certo explicar do que se trata, ao seu redor. Ou, olha rapidamente em uma direção e algo pode ser visto rapidamente, mas não a ponto de se compreender exatamente o que é.

Bom, talvez a ciência possa ter uma explicação menos misteriosa e aterrorizante para este tipo de "evento". Afinal, encontrar um fantasma propriamente dizendo, não é algo que acontece todos os dias, não é mesmo?

A frequência do medo

Em 1980, o professor de TI, Vic Tandy, trabalhava em uma fabrica de equipamentos médicos. No lugar, um dos laboratórios conservava uma certa reputação, onde as pessoas relatavam que sentiam como se estivessem sendo observadas. Algumas pessoas até mesmo afirmaram ter visto "alguém" na sala, mesmo quando não havia.

O professor até então nunca tinha dado muita importância para estas histórias. Bom, até que isso aconteceu com ele. Em uma noite, enquanto trabalhava no tal laboratório, Tandy começou a sentir a tal presença que tantas pessoas falavam. Suas mãos começaram a suar e o professor jura ter visto uma sombra tomar uma forma humana, mas que logo em seguida desapareceu.

O professor no outro dia levou uma espada para o trabalho. E definitivamente quem o julgaria por tal atitude? No entanto, a espada nada tinha a ver com os fantasmas, diretamente. Vic era esgrimista e havia levado o objeto para consertá-lo, usando uma ferramenta do laboratório.

Assim que ele pegou na espada para conserta-la, o professor começou a sentir algumas vibrações e então, de repente, tudo fez sentido. A espada, segundo os cálculos de Tandy, estava respondendo aos estímulos de uma vibração no ar de cerca de 19 Hz, que fica fora do alcance de nossa audição.

Um fantasma ou um jacaré?

Ele então tratou de descobrir qual era fonte de tal vibração. Mas isso foi tarefa fácil para ele. Assim que ele desligou um ventilador industrial a tal "presença sinistra" desapareceu. Bom, isso significa que, caso você esteja sentindo presenças ou uma sensação de que está sendo observado, pode ser que você esteja enfrentando um problema mecânico em algum local de sua casa.

E, até que suas paredes não estejam sangrando, a mobília não saia flutuando, provavelmente você não está tendo um problema real com os fantasmas. Nossos ouvidos começam a captar os sons por volta dos 20 Hz, e por isso os sons em torno de 19 Hz podem nos perturbar.

Quando há um som sendo emitido e ele não pode ser ouvido, nosso corpo pode entrar numa espécie de estado de pânico. Esse sentimento pode ter sido, inclusive, o responsável por ter nos mantido vivos quando morávamos nas selvas. Muitos animais emitem sons no alcance do infrassom, como os jacarés, rinocerontes, tigres e elefantes. E, mesmo quando não os ouvimos, podemos senti-los.

Aliás, esses animais, caso não tenha percebido, curiosamente são alguns dos quais a maioria de nós não quer por perto. Então, na próxima vez que você sentir que algo está vagando pela sua casa, talvez seja apenas seu cérebro pensando que um jacaré pode estar por perto.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   Curiosity  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest