icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Fenômeno chamado Lua de Morango vai acontecer e poderá ser visto da América do Sul

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      02/06/20 às 14h51
capa do post Fenômeno chamado Lua de Morango vai acontecer e poderá ser visto da América do Sul

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

Eles são sempre muito falados, afinal, tratam de momentos ímpares de nossa galáxia. Além de ser eventos que não são tão frequentes, não é sempre que eles são visíveis para nós. Por isso, é sempre bom aproveitar a oportunidade de acompanhar qualquer um desses acontecimentos.

Se você é uma dessas pessoas que amam os fenômenos que acontecem no céu o mês de junho pode ser um bom mês. O mês terá alguns fenômenos raros. Serão dois eclipses e  uma Lua de Morango.

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno. Mas até que fosse entendido realmente o que ele era, em várias culturas, um eclipse significava várias coisas diferentes. Desde prelúdios de coisas boas, até momentos em que rituais tinham que ser feitos.

O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o Sol, a Terra e a Lua. O eclipse solar acontece quando a lua esconde o sol, e o lunar é quando a sombra da Terra esconde a lua.

Lua de Morango

A Lua de Morango vai acontecer na sexta-feira dessa semana, 05/06/2020. Ela é na verdade um eclipse lunar que acontece a cada 50 anos. De acordo com a NASA, nessa época do ano a lua tem um tom mais avermelhado e por isso recebe o nome de "lua de morango". O nome também faz referência à temporada de colheita dos morangos no hemisfério norte.

A porta-voz da BBC, Felicia Chou, explicou porque desse fenômeno acontecer. "A órbita da lua ao redor da Terra está quase no mesmo plano que a órbita da Terra ao redor do sol. Portanto, quando o sol está mais alto no céu, perto do solstício de verão, a lua cheia está voltada para o céu. O sol é mostrado mais baixo no céu", explicou.

E esse fenômeno raro será visível praticamente do mundo todo. De acordo com a NASA, ela poderá ser vista da Ásia, Europa, Austrália e América no sul. Para nós, ela estará visível entre as 17 horas até as 21 horas.

Para que o fenômeno seja visto da melhor forma é necessário que a pessoa esteja em um lugar aberto e com o céu limpo. Os brasileiros que quiserem ver a Lua de Morango poderão apreciá-la, basta apenas ficar de olho no relógio.

Além desse eclipse lunar, no dia 21 de junho irá acontecer um eclipse solar. Mas esse fenômeno não poderá ser visto pelos brasileiros. O eclipse solar poderá ser visto da África, Ásia e no sudeste da Europa.

Além de serem fenômenos impressionantes de serem vistos eles também tem significados na astrologia. Os povos de 4000 a.C. costumavam tomar decisões se baseando nos seus conhecimentos astrológicos.

E de acordo com especialistas, o mês de junho é o começo de uma temporada de transformação. E nós podemos usar as forças poderosas dos eclipses para conseguir fazer grandes mudanças nas nossas vidas.


Próxima Matéria
Via   Glamour  
Imagens Glamour
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest