icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que é tão importante criar filhos soltos?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      08/09/20 às 15h38
capa do post Por que é tão importante criar filhos soltos?

Gostamos de cuidar das pessoas que amamos e isso é algo totalmente normal. Fazemos isso com nossos amigos próximos, com nossos sobrinhos e, é claro, com nossos filhos, principalmente quando são crianças. Não suportamos ver qualquer tipo de ameaça a eles e não fazer nada para impedir. Se enfrentam algum problema, o menor que seja, já nos desdobramos inteiros para resolver e fazer com que se sintam bem. No entanto, estudos dizem que não devemos controlar a vida desses pequenos, pois isso pode desprepará-lo para o mundo. Vários estudos falam a respeito do que chamamos de "pais helicópteros".

Esse é o nome dado à aqueles que sobrevoam a vida dos filhos e querem controlar até mesmo os mínimos detalhes. Essa atitude, por mais que pareça algo inofensivo, pode atrapalhar de forma considerável o desenvolvimento da criança. Desta forma, gerar adultos inseguros. Um estudo realizado recentemente mostrou que não são apenas os filho que podem se beneficiar de uma criação mais solta. Quando não nos tornamos superprotetores, desfrutamos de uma saúde mental muito melhor.

E foi pensando um pouco mais sobre esse assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos decidiu mostrar por que é tão importante criar os filhos um pouco mais soltos. Aproveite para compartilhar essa matéria desde já com seus amigos. Agora, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

Filhos independentes, pais menos estressados

De acordo com pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, os pais precisam dar mais espaço aos filhos. Devem fazer isso para que eles explorem o mundo por conta própria. Devemos então interferir menos nas decisões dos pequenos, pois isso reduz os nossos níveis de estresse, O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Child and Family Studies em 29 de julho de 2020.

Para chegar a essa conclusão, foi realizado um experimento. No decorrer de seis semanas, os pais frequentaram aulas semanais com seus filhos. Por lá, os pequenos eram incentivamos a interagir com brinquedos e outras crianças da forma que quisessem. Os pais foram então orientados a deixar seus filhos explorarem por conta própria o ambiente. Eles não deveriam interferir em suas atividades. No final das seis semanas, os pais perceberam bem as melhorias nessa abordagem.

Os pesquisadores descobriram que, ao deixar os filhos independentes, os pais se sentiam menos estressados. Além disso, se concentravam mais em apenas se envolver com as crianças. Os resultados desse estudo sugerem que a abordagem é bastante vantajosa para as crianças e seus pais. Isso porque os adultos podem adotar melhores hábitos de comunicação com seus filhos desde cedo. E, ao mesmo tempo, reduzem sua preocupação em situações sociais.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest