• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Filme de terror sobre paralisia do sono chega à Netflix

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      24/01/19 às 14h54

Dormir está entre os melhores prazeres da humanidade. Por mais que algumas pessoas acreditem ser perda de tempo, em algum momento, o próprio corpo pedirá por descanso. Por ser uma prática comum a todos, o sono já foi tema de inúmeras obras. No cinema, o exemplo mais popular é A Hora do Pesadelo, filme de 1986. Basta dormir para conhecer o desagradável Freddy Krueger. O longa transformou uma alegria humana em algo verdadeiramente de assustar. Um marco no gênero de terror. Outro assunto bastante abordado em filmes e séries é a paralisia do sono, condição na qual a pessoa fica temporariamente incapacitada de se mover e falar ao acordar ou adormecer.

Na telinha, o assunto apareceu há pouco tempo na série A Maldição da Casa Hill. Uma história de terror com alta carga dramática, onde uma das personagens sofre dessa condição desde criança. A paralisia do sono em si já é uma ideia apavorante. Por isso, ao ser usada em qualquer narrativa de terror, fica ainda pior. De modo geral, o transtorno é usado como pano de fundo, uma saída para a história ressaltar outros temas. Embora tal condição tenha explicação científica, várias culturas associam o estado com algo demoníaco. Como é o caso de Mara, o filme de terror recém-chegado ao catálogo da Netflix.

A paralisia do sono em Mara

Fora do meio científico, a explicação para a paralisia do sono varia com o folclore de cada região. O filme Mara segue essa linha. Na história, Kate Fuller (Olga Kurylenko) é uma psicóloga criminal designada ao caso onde um homem foi encontrado estrangulado, aparentemente, por sua esposa enquanto dormia. A única testemunha do caso é a filha de oito anos do casal. Ao se aprofundar na investigação, Kate faz descobertas sobre um misterioso demônio conhecido apenas como Mara, que mata as pessoas durante o sono. Ela então passa a experimentar dos mesmos sintomas que as vítimas anteriores, entre os quais está a paralisia do sono.

Dentro da cultura popular, uma das representações mais famosas - e apavorantes, diga-se de passagem - está na tela pintada pelo suíço Henry Fuseli. Intitulada apenas de O Pesadelo, a obra original é de 1781, porém, devido ao enorme sucesso na época, Fuseli fez, ao menos, mais três versões dela. No Brasil, existe a lenda da Pisadeira, uma mulher misteriosa que aparece durante o sono e pisa no peito da pessoa. Impedindo que ela se mexa enquanto acompanha os acontecimentos ao seu redor.

Confira o trailer de Mara logo abaixo.

Próxima Matéria
Via   WikiaOP     WikiaPDS     IMDB  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+