icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Fim do mistério: descubra porque o iPhone precisa só de 1GB de memória RAM

POR Thamyris Fernandes EM Ciência e Tecnologia 18/11/14 às 17h39

capa do post Fim do mistério: descubra porque o iPhone precisa só de 1GB de memória RAM

Mesmo sendo o sonho de consumo de muita gente, é difícil conhecer quem não tenha feito uma carinha feia ao descobrir que o iPhone conta apenas com 1 GB de memória RAM... e o pior: sem direito a colocar um cartãozinho de memória esperto para aumentar sua capacidade de armazenamento. Mas, afinal, porque isso acontece com os celulares da Apple? E melhor, o que faz o iPhone funcionar tão bem com um espaço tão limitado de memória?

Bom, esse parece ser um mistério que muita gente tenta resolver e que, com certeza, a resposta vai impressionar, especialmente os usuários do sistema iOS que se sentiam frustados com a memória limitada - mas muito eficiente - do iPhone. Mas, primeiro, para adentrar nesse assunto, é preciso entender o que faz os Androids disponibilizarem uma memória RAM maior e ainda a possibilidade de extensão de sua capacidade: os  dispositivos desses sistema usam maior quantidade de RAM por causa de um mecanismo presente na linguagem de programação sobre a qual suas aplicações são estruturadas.





Então, de forma resumida, o que acontece realmente é que o iOS dispensa o uso de mais memória para funcionar com a mesma "fluidez" (isso mesmo, chique assim) que seu concorrente direto. Isso, claro, não prova que um ou outro seja o melhor, mas deixa claro que iOS e Android são sistemas completamente diferentes e, por isso, lidam também de formas diferentes com a memória RAM de seus aparelhos e sua utilização.

Mas, voltando ao tal mistério a ser desvendado, como falamos antes, o que acontece é que o Android, por causa da existência de uma mecanismo conhecido como "garbage collector" (ou coletor de lixo, em português), dentro do Java - linguagem sobre a qual todos os aplicativos do SO e do Google são escritos - necessita de uma memória RAM maior para funcionar com qualidade.  Esse mecanismo, aliás, funciona exatamente coletando lixos, quando um aplicativo é fechado; para liberar mais espaço e atua, segundo o próprio Java, somente quando julga necessário.

Mas, para que a limpeza seja concluída por esse mecanismo, é utilizada até 4 vezes mais memória que a usada pelo aplicativo enquanto aberto. Aliás, para quem ainda não havia "captado a mensagem", é exatamente por isso que a quantidade de memória RAM cresce nos dispositivos que usam Android, todas as vezes que a tal "faxina" é acionada.

Por outro lado, no caso do iOS, não existe o tal coletor de lixo e, assim, não existe essa necessidade de aumentar a memória RAM. Simples assim, sabia? Isso aliás, justifica porque a Apple não abre mão de manter a memória interna de seus iPhones em 1 GB, já que seus aparelhos funcionam bem com esse espaço.

 

Mistério desvendado? Agora veja uma outra matéria que fizemos sobre iPhones e descubra: o que dá para comprar com o valor de um iPhone 6?


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest