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Foi assim que um time de prisioneiros venceu um debate contra os estudantes de Harvard

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      09/10/15 às 19h39
capa do post Foi assim que um time de prisioneiros venceu um debate contra os estudantes de Harvard

Três homens atualmente encarcerados no Centro de Correção Eastern New York bateram a Universidade de Harvard em um debate. Como eles fizeram isso, porém, é tão inspirador quanto desolador. Quase em toda parte dos Estados Unidos, o tempo gasto na prisão é desperdiçado em torno de um redemoinho de violência e humilhação.

Os prisioneiros próximos do Bard College tiveram a chance de participar de um programa fundado sobre uma visão radical: A prisão não precisa ser apenas punição, mas também pode ser um lugar onde as pessoas crescem e são educadas e se tornam cidadãos responsáveis ??que serão reintegrados na sociedade.

Os homens que barraram Harvard faziam parte da iniciativa Prison Bard. "A coisa mais importante que o sucesso dos nossos alunos simboliza é o quão melhor nós podemos fazer pela educação nos EUA," disse o fundador do projeto, Max Kenner, ao The Huffington Post. "Nosso programa é bem sucedido porque operamos em um nível verdadeiramente humano."

Sua primeira vitória em um debate veio no ano passado, quando derrotou a Academia Militar dos EUA em West Point, Nova Iorque. O programa tem o objetivo de reabilitar os presos e ajudá-los a voltar para suas comunidades como membros produtivos da sociedade.

Entre os alunos encarcerados anteriormente e que participaram da Bard menos de 2 por cento voltaram para a prisão. Estudos mostram que os prisioneiros que se matriculam em programas educacionais atrás das grades são muito menos propensos a voltar para a prisão do que aqueles que não o fazem.

Educação

Os programas educacionais oferecidos dentro das prisões são normalmente concedidos e geridos pelos sistemas penitenciários. O financiamento para os programas são fornecidos através de orçamentos de departamentos correcionais, organizações privadas (por exemplo, faculdades, organizações sem fins lucrativos, etc.), e os prisioneiros e suas famílias. Oportunidades educacionais podem ser divididos em duas categorias gerais: formação acadêmica e formação profissional.

Formação acadêmica geralmente é fornecida sob a forma de aulas de alfabetização ou ensino a distância. Estas aulas gratuitas ajudam o prisioneiro a aprender a ler, escrever e executar cálculos matemáticos básicos. Isto é especialmente importante em um ambiente correcional porque, em comparação com a população em geral, os presos são apresentam um grau de escolaridade menor.

Por isso, muitos requerem apoio adicional significativo antes que eles possam assistir às aulas de ensino mais avançados. O objetivo dessas aulas é preparar o prisioneiro para que ele tenha uma educação de qualidade e chegar a ter um ensino superior ou curso técnico.

Enquanto a forma mais eficaz para oferecer programas avançados de nível universitário nas prisões é fazer parcerias com faculdades e universidades que estão dispostos a enviar professores locais, isso raramente acontece por causa de financiamento e de preocupações pessoais. Assim, a melhor aposta dos prisioneiros, em termos de uma formação acadêmica avançada, é se matricular em cursos a distância.

Fonte: BBC


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Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
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