Fones de ouvido podem deixar a pessoa surda?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      24/07/20 às 15h02
foto de destaque

Música é uma das formas de arte mais difundidas do mundo. Além do entretenimento em si, ouvir música pode também trazer alguns benefícios para seu bem-estar. A música não só ajuda a relaxar, mas também pode servir de estimulante para as atividades físicas.

Se existe uma coisa que acompanha você durante quase todos os dias, e provavelmente só perde para o seu celular, é o seu fone de ouvido. Aquele famoso aparelhinho, que pode custar preços surreais, e que te traz tantas alegrias e te ajuda a escutar sua música preferida sem que ninguém seja atrapalhado na rua.

Os fones de ouvido costumam ser companheiros para muitas situações, principalmente aquelas em que queremos escapar do mundo e nos conectar só com nós mesmos. Colocamos os fones e o mundo ao nosso redor parece sumir, ou pelo menos, diminuirmos o volume das coisas que não queremos ouvir e focamos naquilo que estamos fazendo.

E conforme a tecnologia dos celulares e dos próprios fones de ouvido vai aumentando, seu uso também aumenta. Os fones de ouvido são extremamente convenientes em várias situações. Mas será que eles fazem bem para a nossa audição? Será que é preciso fazer pausas ou podemos fazer um uso contínuo? Qual a forma mais saudável de usar os fones de ouvido?

Perda de audição

Nós usamos o som como um método fundamental para a comunicação e para a orientação. Mas nossos ouvidos são bem sensíveis aos sons que eles recebem. No ouvido, existem estruturas minúsculas parecidas com pelinhos, que são conhecidas como células ciliadas. Essas células são especializadas em enviar o som dos ouvidos para o cérebro para acontecer o processamento.

Os sons muito altos podem danificar essas células para sempre. E também o seu funcionamento da transmissão do som para de acontecer. Além disso, outro prejuízo que pode acontecer é na conexão das células ciliadas com as células nervosas. Tudo isso é causado pelo som muito alto.

Volume

O volume de som que pode danificar a audição, quando exposto mais de duas horas, é mais que 85 dB. Esse volume é o que um soprador ou cortador de gramas faz. Quando exposto a sons entre 105 e 110 dB, os danos podem ser feitos em apenas cinco minutos. E existem poucas chances de sons com menos de 70 dB danificarem a audição de foram significativa.

Os fones de ouvido podem chegar a 105 ou 110 dB, no máximo. O volume máximo dos fones passa do limite em que a audição é danificada, tanto em crianças, como em adultos. Por isso, é sempre bom lembrar que esses dispositivos podem ser usados de forma prejudicial a saúde caso o volume esteja muito alto.

Tempo

Os decibéis do volume não são o único fator que é prejudicial. O tempo de exposição também é de extrema importância. Basicamente, quanto mais alto o som estiver, maior o potencial de dano com menos tempo de exposição. Existem até normas trabalhistas que obrigam as empresas a darem protetores auriculares nos casos em que a exposição do trabalhador seja maior do que 85 dB durante oito horas.

Oito horas podem parecer muito tempo, mas os fones de ouvido, com um som um pouco mais alto do que isso, podem danificar os ouvidos em menos de uma hora. E é bem comum eles serem usados por muito mais tempo que isso.

Como usar com segurança

Se o volume do som estiver em um nível confortável, a pessoa pode ouvir por tempo ilimitado. Mas em outros casos, o tempo de uso deverá ser regulado com a altura do volume que o fone de ouvido está.

Os danos à audição podem vir da combinação entre o excesso de volume e muito tempo de exposição. Por isso, é importante prestar atenção em algumas coias para que a sua audição fique saudável por mais tempo.

Sempre fique atento ao volume e a quanto tempo está ouvindo com os fones. Depois de usá-los por muito tempo faça uma pausa e sempre se esforce por ouvir em um volume confortável. E sempre que for a um show, balada ou estádio lotado leve protetores auriculares.

Para saber se você já sofreu alguma perda auditiva ou então tiver mais dúvidas sobre o uso dos fones de ouvido é bom procurar um otorrinolaringologista. A saúde dos ouvidos é bem importante e complexa. E hábitos simples podem ajudar a protegê-la.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+