icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Foram descobertas 12 novas luas ao redor de Júpiter

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 18/07/18 às 19h51

capa do post Foram descobertas 12 novas luas ao redor de Júpiter

Recentemente foram feitas muitas descobertas sobre a órbita de Netuno. Quem fez essas descobertas foi o astrônomo Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para Ciência. Pois bem, e parece que ele fez mais descobertas incríveis. Dessa vez ele anunciou que existem mais 12 novas luas ao redor de Júpiter.

Sheppard e sua equipe usaram o telescópio da Dark Energy Camera (DECam) para descobrir tais luas. Esse instrumento é extremamente sensível e foi construído no Observatório de Cerro Tololo, no Chile.

Usando o equipamento desde 2012, os pesquisadores inovaram ao não focar apenas nos astros longínquos. Na verdade, dessa vez eles aproveitaram para detectar eventos mais próximos, como os que acontecem ao redor de Júpiter. A gente conta mais detalhes dessa história para vocês.

As 12 luas de Júpiter

Em entrevista, Shappard afirmou que o motivo pelo qual essas luas estão sendo descobertas é que a tecnologia do telescópio melhorou drasticamente nos últimos anos. O telescópio permite tirar fotos maiores e de maior resolução, além dos astrônomos serem menos afetados pelo brilho e pela luz difusa dos planetas.

Sheppard disse que o objetivo era ser o mais eficiente possível. Depois de anos de experiência, ele sabia que o telescópio era capaz de encontrar coisas menores e mais escuras. Algo bem diferente dos equipamentos que já haviam vasculhado aquela parte do espaço.

Desde o início de 2017 os astrônomos encontraram cerca de duas dúzias de astros que pareciam com satélites. Isso significa que tinha uma órbita previsível em torno de Júpiter.

Porém, apenas em 2018 veio a confirmação de que 12 deles realmente tem uma órbita regular. Agora, chamadas de luas de Júpiter, fazem o planeta ter 79 satélites conhecidos.

Com mais de 12 objetos descobertos no currículo, Sheppard acha que o próximo passo pode ser descobrir a composição das novas luvas. Elas são difíceis de serem observadas e, como todos sabem, fazer uma viagem até Júpiter para estudar suas luas está fora de cogitação.

Nos resta esperar que missões futuras a Júpiter possa nos dar mais respostas.


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest