• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A forma de usar seu telefone pode indicar características da sua personalidade, entenda

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      01/08/19 às 16h19

A informação que segue pode até parecer um pouco estranha, mas o que pode ser considerado comum hoje? Ainda mais, quando o assunto é ciência. Aí é que vale tudo mesmo, não é? Além disso, a quantidade de pesquisas peculiares que vemos por aí só nos mostra como isso é real. Em tempos modernos, nada mais natural...

Vamos lá. Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Austrália desenvolveu um método capaz de prever traços de personalidade avaliando a maneira como você utiliza seu telefone. O método avalia atividades, que estejam vinculadas à chamadas e mensagens. O interessante é que a avaliação mostra como é possível encontrar pontos específicos sobre nosso comportamento em atividades comuns.

É fato que inúmeras pesquisas, envolvendo certos aspectos de seu smartphone e das redes sociais, já foram realizadas. No entanto, essa é a primeira que consegue definir sua personalidade por meio das atividades que você exerce via telefone. Para definir a personalidade dos usuários, os pesquisadores buscaram determinar pontos em comum entre os usuários. Atividades que seja rotineiras, como registrar as rotas que percorremos ou se utilizamos ou não o telefone antes de dormir.

De acordo com os pesquisadores, são esses padrões que podem definir nosso tipo de personalidade. Aqui, no caso, os estudiosos decidiram priorizar cinco perfis. Todos já vêm sendo utilizados pelo ramo da psicologia desde os anos 1980.

Os perfis

Para os pesquisadores, os usuários podem ser definidos como: extrovertidos, cautelosos, neuróticos, afáveis ou conscientes. Os estudiosos garantem que o método não é perfeito. No entanto, é considerado como um dos melhores métodos para definir a personalidade do indivíduo moderno.

Os pesquisadores analisaram os hábitos de 52 pessoas entre março de 2010 e julho de 2011. Cada participante recebeu um telefone com software de sensoriamento. Os aparelhos fornecidos monitoravam as atividades de cada um dos usuários. Após a experiência com o telefone, os participantes tiveram que responder um formulário com perguntas específicas sobre tais atividades.

Depois de serem analisados, os dados coletados apontaram que os 52 participantes possuíam perfis variados. Alguns eram extrovertidos, conscientes ou neuróticos. No entanto, a equipe não estuda o resultado como definitivo, já que certos traços de personalidade poderiam ser mascarados por outros fatores. Por exemplo, aqueles que foram considerados neuróticos, podem ter tido esse tipo definido devido ao intenso uso do telefone no período da noite.

Porém, para os pesquisadores, é preciso realizar outros tipos de estudos para definir se esse é realmente o perfil determinante de um determinado usuário.

Android vs. iPhone

Em 2018, pesquisadores do Reino Unido resolveram investigar os usuários de Android e iPhone. O estudo foi feito porque os dois sistemas operativos são os responsáveis ??por mais de 90% de todos os smartphones vendidos no mundo. Publicado no periódico Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, o estudo também aponta a existência de uma ligação entre personalidade e o tipo de celular.

A conclusão foi a de que os usuários de iPhone tendem a ser do sexo feminino. São também mais jovens e mais preocupados com a questão do status. Além disso, os usuários da Apple são considerados bem emotivos. Já os usuários de Android, tendem a ser homens, mais velhos, mais honestos e agradáveis. São também menos propensos a quebrar regras para ganho pessoal. São pessoas menos interessadas em riqueza ou preocupadas com status.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+