icone menu


Fósseis de 500 milhões de anos são encontrados no Brasil

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      19/09/17 às 16h02
capa do post Fósseis de 500 milhões de anos são encontrados no Brasil

Um novo conjunto de fósseis que remonta a mais de 500 milhões de anos foi descoberto por cientistas. Esse fósseis parecem ser as mais antigas formas de vida complexa da Terra. O ais incrível é que tais fósseis foram descobertos em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Essa descoberta nos mostra um pouco do que se conhece sobre "vestígios de fósseis". Que são trilhas e tocas deixadas por organismos vivos.

Tais fósseis, como já ticamos, podem ter 500 milhões de anos, mais ou menos quando o Período Ediacarano acabava e o Cambriano se iniciava, antes da explosão cambriana. Esse foi um momento crucial do nosso planeta, quando muitas espécies de animais surgiram. Sendo um pouco mais claro, caros leitores, essa explosão cambriana viu a vida aparecer repentinamente pelo planeta. Tais fósseis nos dão uma noção dos milênios que demoraram para surgir a vida.

Russel Garwood, um dos autores do estudo, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, explica o seguinte: "Esses fósseis foram encontrados em camadas de rocha que, de fato, datam dos fósseis mais antigos de animais complexos - pelo menos isso é o que todos os registros fósseis atuais sugeririam."

A importância desses fósseis

Para vocês terem uma ideia da importância desses fósseis, pensa-se que os dinossauros viveram na Terra entre 230 e 65 milhões de anos atrás, durante a Era Mesozoica. Esse novos fósseis foram desenterrados de sedimentos que tem cerca de 50 a 600 micrômetros (um milésimo de milímetro), o que indica que os seres que deixaram os fósseis tinham a largura, mais ou menos, de um fio de cabelo humano. Foi usada uma técnica chamada microtomografia de raios-X para encontrar os fósseis. Nessa técnica, o interior dos objetos é escaneado e analisado em 3D.

Um dos pesquisadores do estudo, Luke Parry, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirmou o seguinte: "Os novos fósseis mostram que animais complexos com controle muscular existiam cerca de 550 milhões de anos atrás, e eles podem ter sido ignorados anteriormente porque são muito pequenos."

Os especialistas que realizaram o estudo dizem que as criaturas desses fósseis podem ser comparados com vermes nematódeos modernos. Pode ser que essas criaturas tenha sido os primeiros organismos capazes de locomover intencionalmente.

Que animais são esses?

Esses animais são chamados de bilaterianos. Esse nome é devido a eles não terem abeça, cauda, costas, barriga, lado esquerdo e lado direito identificáveis. Já era previsto que os bilaterianos surgiram anteriormente do que se pensava, e essa descoberta reforça essa teoria.

Para falar a verdade, segundo análises e estimativas, talvez essas formas de vida pode ter existido antes mesmo do que a descoberta sugere. Talvez, se forem encontrados mais fósseis como esse, seja mais fácil de entender como era a vida até mesmo antes disso.

Mas e aí, vocês sabiam que o Brasil proporcionou essa descoberta incrível? Comentem!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Science Alert     Manchester  
Imagens Manchester
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+