icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Fotógrafo cego surpreende a internet com imagens incríveis que fez na Paralimpíadas

POR PH Mota EM Entretenimento 21/09/16 às 19h33

capa do post Fotógrafo cego surpreende a internet com imagens incríveis que fez na Paralimpíadas

No começo de setembro, entre os dias 7 e 18, os Jogos Paralímpicos tomaram conta da cidade do Rio de Janeiro e contaram com a presença de atletas com deficiências de todo mundo. Nessa edição, no entanto, eles não estiveram apenas dentro das competições, mas também fora delas.

Pela primeira vez na história dos jogos, um fotógrafo cego participou da cobertura do evento. Natural de São Paulo, o fotógrafo João Maia, de 41 anos, perdeu a visão aos 28 anos por conta de uma infecção conhecida como uveíte bilateral. Hoje, por causa do problema, só consegue enxergar vultos a uma distância máxima de um metro.

Com o desenvolvimento do problema, João Maia precisou aprender algumas técnicas como a leitura em braile a utilização de uma bengala para conseguir se movimentar. Ao mesmo tempo, no entanto, também desenvolveu o interesse pela fotografia, por onde encontra uma forma de se emprestar. "Eu acredito que a fotografia me dá a oportunidade de contar às pessoas que eu existo, que estou aqui", declarou.

Durante as Paralimpíadas, João Maia fez parte da equipe de repórteres fotográficos que cobriu as diferentes modalidades que tomaram conta do Rio de Janeiro. De acordo com o fotógrafo, ele consegue tirar as fotografias pois sente o ambiente ao seu redor, mesmo sem depender dos olhos.

Ao invés de uma poderosa câmera, como a maioria dos fotógrafos, João Maia utiliza um smartphone para poder capturar as imagens. Ele utiliza o som como referência para poder tirar as imagens e, por isso, prefere eventos em que a plateia fica em silêncio para trabalhar. Além do som, Maia utiliza a ajuda de duas pessoas com a visão normal, Leonard Eroico e Ricardo Rojas, que lhe informam sobre a aparência e visual dos atletas fotografados.

O trabalho do fotógrafo pode ser conferido na sua conta no Instagram. Mas antes de você ir até lá, já separamos algumas das imagens capturadas por João Maia durante o evento.

Gostou das imagens do fotógrafo? Maia já confirmou que quer investir cada vez mais na fotografia para voltar a cobrir os Jogos Paralímpicos no Japão, em 2020.


Próxima Matéria
Via   Independent     Hypness     Huffington Post  
Imagens Instagram Folha
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest