• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Futuro da Uber é ser o sistema operacional da sua vida

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      30/09/19 às 17h55

Hoje, quando falamos em Uber, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Pedir um carro por demanda ou comida, para ser entregue na sua porta, certo? Sim, mas a empresa não pretende oferecer apenas esses serviços. A Uber está crescendo cada dia mais, e conta com planos ambiciosos.

O fato é que a empresa mudou radicalmente a mobilidade urbana, no mundo todo. Ninguém consegue mais imaginar como seria a vida sem o Uber e aplicativos do tipo. E se depender da empresa, ela se tornará cada vez mais presente na nossa vida. A Uber não quer ser mais apenas um serviço conveniente para chamar carros ou pedir comida. A empresa quer se tornar "o sistema operacional da sua vida". Foi exatamente isso que disse o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, em uma conferência para divulgar os novos recursos do aplicativo.

A empresa começou com carros de viagem sob demanda, mas cresceu para oferecer praticamente de tudo. Desde entrega de comida, até bicicletas elétricas e patinetes. Integrou também, ao seu serviço, o transporte público e até helicópteros. O desejo da Uber, agora, é se tornar o seu aplicativo preferido para otimizar o seu dia a dia.

Sistema Operacional da sua vida

A Uber está variando seus aplicativos de viagem e entrega de comidas. Do mesmo modo, está adicionando uma série de novidades para aprimorar, ainda mais, o atual estilo de negócio. Além de novos recursos de segurança, a empresa vem aprimorado modos alternativos de viagem, além dos carros. E isso inclui bicicletas, scooters, transporte público e helicópteros.

E a empresa não pretende parar por aí, ela também anunciou que está trabalhando com "restaurantes virtuais", além de vários outros produtos, que representam uma grande oferta. Tudo isso para se tornar o que, nas palavras do CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, será "o sistema operacional da sua vida cotidiana".

Essa ideia faz parte de um plano ambicioso da empresa, que pretende tirar 97% dos carros da rua. Isso mesmo, você não leu errado. Não, eles não deixarão de oferecer o atual serviço de viagens de carro, mas irá englobar vários tipos de transporte diferentes. Os carros serão apenas uma entre as várias alternativas oferecidas pelo aplicativo. E o plano já começou em algumas cidades do mundo e pretende expandir-se para o mundo todo, muito em breve.

Novidades

As bicicletas elétricas da Uber já são uma realidade em algumas cidades dos Estados Unidos. A empresa anunciou, recentemente, também a sua expansão para a Europa. No Brasil, as bicicletas da Uber devem chegar até o final do ano, nas principais cidades. Assim, como o patinete elétrico, que deve chegar até antes das bicicletas.

Uma das novidades mais interessantes, com certeza, é o Uber voador, vamos chamar assim. A empresa pretende testar o serviço de transporte aéreo já no ano que vem, e se tudo correr como planejado, começará a operar, comercialmente, até 2023. Essa modalidade utilizará os chamados VTOLs, que são aeronaves elétricas com decolagens e pousos verticais. O veículo lembra um pouco um helicóptero convencional, mas tem algumas grandes diferenças.

Embora o CEO da Uber já tenha demonstrando interesse em operar um sistema de ônibus de uma cidade, a princípio, a ideia é vender passagens ou créditos de transporte público em seu aplicativo. Também há a possibilidade de parceria entre os dois serviços, onde o passageiro poderá fazer parte do trajeto de carro e a outra de transporte público.

Por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos, a Uber já conta com um serviço que liga caminhoneiros à empresas, que precisam transportar mercadorias, o chamado Uber Freight (frete).

Também apenas nos Estados Unidos, a empresa oferece o serviço chamado Uber Health (saúde). Com essa modalidade, é possível que médicos agendem viagens para os seus pacientes, pelo aplicativo. Ainda não há informações sobre uma possível expansão da modalidade.

E por último, é importante falar sobre o projeto da Uber de carros autônomos. Embora a empresa não tenha divulgado mais informações, após um incidente envolvendo um de seus veículos de teste, o projeto ainda continua em andamento.

Próxima Matéria
Via   Uber     The Verge     Tilt     Tilt  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+