• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Galáxia anã pode ter colidido com a Via Láctea há 10 bilhões de anos

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      01/11/18 às 15h22

A Missão Espacial Gaia foi lançada em dezembro de 2013 e desde então tem contribuído nos estudos acerca de nossa galáxia. A missão conta com o telescópio Gaia que é um dos mais modernos da atualidade. Com ele pretende-se realizar um estudo aprofundado sobre nossa galáxia e tudo que está nela ou passa por ela.

Foi com a ajuda de Gaia que os cientistas descobriram que há cerca de 10 bilhões de anos atrás ocorreu o último grande evento na Via Láctea. Apesar de suas dimensões, o que o causou foi uma galáxia anã.

Gaia-Enceladus

Este é a forma como os cientistas apelidaram a galáxia anã. Na época do ocorrido a Gaia-Enceladus correspondia a 1/4 da Via Láctea. A colisão entre elas fez com que houvesse uma fusão. A galáxia anã se desintegrou e fundiu a nossa galáxia. A descoberta só foi possível graças a um estudo do movimento e da posição de 7 milhões de estrelas.

O estudo mostrou que cerca de 30 mil estrelas estavam agindo de forma diferente, elas moviam em direções diferentes. A Via Láctea é composta por dois discos e essas estrelas foram encontradas no disco interno. A fusão entre as galáxias tornou o disco que é mais fino e menor, mais espesso.

Quando a fusão ocorreu, a galáxia anã correspondia a 1/4 da Via Láctea, no entanto, com a expansão do universo hoje ela representa apenas 1/10 de nossa galáxia.

Estrelas de outra galáxia

Apesar de um primeiro estudo ter apontado que essas estrelas se comportavam de forma diferente das demais, isso não foi suficiente para comprovar que elas eram de outra galáxia. Foi preciso um estudo mais aprofundado para chegar a essa conclusão, esse estudo analisou a composição química dessas estrelas.

A análise mostrou que a composição química dessas estrelas era diferente das presentes na Via Láctea. Um estudo mais aprofundado sobre sua composição, permitiu mensurar quando a colisão ocorreu. No entanto, os cientistas acreditam que essa não teria sido o único evento do tipo. Acredita-se que a Via Láctea foi moldada por várias outras galáxias e que esse teria sido apenas um dos eventos envolvidos.

Próxima Matéria
Via   iflscience  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+