icone menu logo logo-seriesesagas.png


Game of Thrones - Entenda a queda da Dinastia Targaryen em Westeros

POR Ana Monteiro EM Séries e Sagas 15/08/17 às 15h09

capa do post Game of Thrones - Entenda a queda da Dinastia Targaryen em Westeros

Após a revelação de que Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark se casaram oficialmente, alguns fãs da série estão perdidos sem entender alguns fatos históricos de Westeros como a queda da dinastia Targaryen e a ascensão de Robert Baratheon após a rebelião. Esses fatos não foram abordados durante a série, já que ela narra os acontecimentos do final do reinado de Robert, mas em alguns diálogos sabemos um pouquinho sobre o que aconteceu na época. Só os fãs mais assíduos e que leram os livros sabem a história completa do Rei Louco.

Mas caso você não tenha tempo ou não queira ler os livros, a gente explica tudo direitinho para você ficar em dia com a história de Westeros. Os Targaryen são uma família vinda de Valyria e que abandonaram seu local de origem quando uma criança da família sonhou com a Perdição de Valyria e foram para a região conhecida atualmente como Pedra do Dragão. Anos depois, Aegon e suas irmãs e esposas Rhaenys e Visenya começaram uma campanha para conquistar todos os Sete Reinos. Essa história foi explicada num extra da série.

Depois disso, a dinastia Targaryen começou e enfrentou conflitos como as Rebeliões Blackfyre e a Dança dos Dragões, mas o que realmente acabou com esse longo reinado foi a Rebelião de Robert contra o Rei Aerys II Targaryen, o famoso rei louco. Então, senta que lá vem a história e você finalmente vai entender toda a história desse personagem.

Aerys, o rei louco

Filho de Jaehaeris II Targaryen, Aerys II Targaryen tinha dois grandes amigos durante sua juventude, Tywin Lannister, pai de Jaime, Cersei e Tyrion, e Steffon Baratheon, pai de Stannis e Robert. Por conta da profecia do príncipe que foi prometido, Aerys foi obrigado a se casar com a sua irmã Rhaella Targaryen e foi coroado rei aos 18 quando seu pai morreu. Antes de se tornar rei de Westeros, o seu primeiro filho, Rhaegar, já havia nascido.

Apesar de ser conhecido pela história como Rei Louco, Aerys era visto como alguém promissor: muitos diziam que ele se tornaria Aerys o grande, ou Aerys o sábio, e ele realmente tinha planos para Westeros, apesar de que muitos deles nunca foram concretizados. Entre as medidas adotadas por Aerys, uma delas foi a nomeação de Tywin como mão do rei, e como o Lannister aparece na série é de conhecimento geral que ele é um ótimo estrategista e administrador. Por conta disso, o povo começou a afirmar que o verdadeiro rei de Westeros era Tywin Lannister, e isso abalou a longa amizade do Rei e sua Mão.

Twyin Lannister, a mão do rei

Por conta da genética comprometida dos Targaryen após vários casamentos entre primos e irmãos para manter a pureza do sangue valiriano, Rhaella começou a ter problemas em gerar outro herdeiro passando por muitos abortos espontâneos, ou filhos que não sobreviviam muitos meses após o nascimento. Por conta disso, além de trair sua esposa com prostitutas e damas de companhia, Aerys também a acusou de infidelidade ordenando que sua esposa fosse presa e vigiada. Segundo ele, os abortos eram os deuses não permitindo que um bastardo ocupasse o Trono de Ferro.

Na mesma época, Joanna Lannister, a esposa de Tywin, deu a luz aos gêmeos Jaime e Cersei, e Aerys ficou ainda mais furioso com ele. Já não o tratando mais como amigo e sim como servo, Aerys começou a fazer comentários desagradáveis sobre se os peitos de Joanna continuavam durinhos após amamentar os bebês, e há rumores até de que ele estuprou a mulher e é o verdadeiro pai de Tyrion. Falando em Tyrion, quando ele nasceu e sua mãe faleceu, Aerys falou a Tywin que os deuses o estavam punindo tirando de suas mãos uma flor e colocando um monstro.

Rhaella perdeu mais um filho, e o rei descobriu que a criança havia sido envenenada pela ama de leite a mando de uma de suas amantes. Como vingança, ele matou a amante e sua família, mas depois perdiu perdão aos deuses, que aparentemente responderam a suas preces mandando o segundo filho: Viserys. Para comemorar, foi organizado um Torneio em Lannisporto, em que esperava-se o anúncio do noivado de Cersei Lannister e Rhaegar Targaryen, que foi negado por Aerys que afirmou que o dragão não poderia se casar com um servo leão.

Rhaegar Targaryen

Algum tempo depois, Valdocaso queria se tornar autônoma assim como Dorne e esse pedido foi negado, logo eles pararam de pagar os impostos para que o Rei fosse pessoalmente até lá negociar essa demanda. Tywin alertou que Aerys não fosse, mas por conta da relação desgastada entre os dois e sua teimosia, ele foi. Lá ele foi preso,  Tywin teve que cercar o local e ordenar que o rei fosse liberado. Demorou um tempo até a situação chegar no estopim do leão ameaçar invadir a cidade e matar todos para libertá-lo, em contrapartida havia a ameaça de matar Aerys. Não se sabe se foi um blefe ou uma opinião sincera, mas Tywin afirmou que caso Aerys fosse morto, um rei melhor assumiria seu posto, se referindo a Rhaegar Targaryen.

Aerys foi resgatado por Sor Barristan Selmy, que é conhecido como o ousado por ter invadido Valdocaso sozinho e resgatado o rei. Mas, depois desse acontecimento Aerys ficou completamente louco: entre as vinganças por seu sequestro, ele ordenou que a esposa do mandante tivesse sua língua e genitália arrancadas antes de ser queimada viva. Seu medo de lâminas por conta do sequestro e dos ferimentos causados pelo Trono de Ferro fez com que ele parasse de cortar as unhas e os cabelos, e as únicas espadas próximas a ele eram da Guarda Real. Ele começou a se interessar pelos piromantes e pelo fogo vivo, encomendando muito dessa substância.

Além disso, havia a crescente desconfiança de que TywinRhaegar estavam conspirando para tirá-lo do trono. Por conta disso, ele pediu a Steffon Baratheon que fosse às Cidades Livres procurar uma mulher de origem valiriana para casar com Rhaegar e manter a pureza do sangue. Por conta do conflito da Dança dos Dragões, a família dos dragões diminuiu muito e não havia alguém da família que pudesse se tornar esposa de Rhaegar. Na volta, o návio que o Baratheon estava com sua esposa naufragou, e na cabeça de Aerys isso foi tramado por Tywin.

Por fim, Aerys trouxe Varys de Pentos para mantê-lo informado do que o povo falava sobre ele, e das conspirações de Tywin: os rumores da aranha deixaram o rei ainda mais paranoico. Rhaegar se casou com Elia Martell por uma aliança com Dorne e se mudou para Pedra do Dragão para não ter que conviver com o pai em Porto Real. Assim, Aerys perdeu de uma vez por toda sua amizade com Tywin quando nomeou Jaime à Guarda Real, deixando o Lannister sem seu herdeiro, claro que ainda havia Tyrion, mas não era desejo de seu pai que ele se tornasse lorde do Rochedo Casterly. Quando isso aconteceu, Tywin pediu para ser destituído do cargo de Mão do Rei.

Rebelião de Robert

O estopim para a Rebelião de Robert foi quando Rhaegar se apaixonou pela noiva de Robert Baratheon, Lyanna Stark, e eles fugiram juntos. Nós sabemos a versão oficial dos fatos, mas na história de Westeros ainda consta que ela foi sequestrada. Por conta desse evento, a família Stark foi a Porto Real pedir que Lyanna fosse devolvida e Rhaegar punido, mas Brandon e Rickon Stark foram queimados vivos pelo rei. Logo, Robert Baratheon e Eddard Stark se aliaram com mais algumas famílias e colocaram fim a Dinastia Targaryen. O golpe final no rei foi dado por Jaime Lannister para evitar que ele destruísse toda Porto Real com fogo vivo.

Que outra história de Westeros você não conhece e te deixa um pouco perdido no universo criado por George R R Martin? Pede pra gente nos comentários que a gente explica a situação numa próxima oportunidade!


Próxima Matéria
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest