• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Garota de oito anos puxa espada milenar de lago

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      09/10/18 às 18h30

Durante um passeio próximo no Lago Vidostern, na Suécia, uma menina chamada Saga Vanecek, de apenas 8 anos de idade, encontrou uma espada viking de cerca de 1500 anos. Segundo arqueólogos que analisaram o artefato, feito em ferro e com adornos em madeira e couro, estaria muito bem preservado devido a sua idade.

O lago onde a espada foi encontrada estava passando por um período onde os níveis da água estavam bem abaixo do comum, chegando a pouco mais de 50 centímetros de profundidade. Vanecek e seu pai, Andy, que possui uma casa de campo próximo ao lago, foram até o local colocar um aviso sobre a seca no lago, quando a menina encontrou o objeto.

A espada

Em entrevista a um jornal local, Saga contou como tudo aconteceu e qual foi sua primeira reação ao tê-la nas mãos. "Eu a peguei e ela ia cair de volta na água, mas, ela tinha uma alça. Vi que ela (a espada) era um pouco pontuda no final e estava enferrujada. Eu, então, a agarrei e disse: "Papai, eu encontrei uma espada!". Quando ele viu o que eu segurava e que ela estava enferrujada, ele veio correndo e a pegou", contou Vanecek.

Uma vez que a espada foi encontrada, os pais de Saga entraram em contato com algumas pessoas, que após análises do objeto, que puderam atestar a veracidade da descoberta. Pesquisadores concluíram que a espada foi forjada em um período que premeditou o apogeu da civilização viking, dominando a Escandinávia no século VIII.

Outros achados

Outros itens históricos importantes foram encontrados no lago por membros do museu sueco Jönköpings Läns Museum. Dentre eles, um broche do século III. Os itens encontrados por eles, incluindo a espada encontrada por Saga, serão restaurados e catalogados e, posteriormente, enviados ao Arquivo Nacional da Suécia, onde provavelmente serão exibidos ao público como outros itens do museu.

Quando questionada sobre seu futuro, Vanecek afirmou que não pretende ser arqueóloga. Nos planos da menina, estão a probabilidade de se tornar médica ou veterinária. Ou até mesmo uma grande estrela do cinema. A menina ganhou muita notabilidade na internet e já até mesmo recebeu o apelido de rainha da Suécia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   VIX     Galileu  
Imagens Newsweek
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+