• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Garotinho que vive na UTI ganha festa feita por funcionários do hospital

POR Jesus Galvão    EM Compartilhando coisa boa      24/01/19 às 13h33

Há quase dois anos, o pequeno Pedro Gabriel Cunha, que possui uma doença genética, está internado na UTI da Pediatria do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O bebê foi internado basicamente desde que nasceu. Pedro tem uma doença que o impede de ter alta e os cuidados da equipe médica são de suma importância para sua sobrevivência.

Recentemente, no aniversário do garoto, a equipe de enfermagem do HUT preparou uma festa para comemorar mais um ano de vida do menino. Pedro completou dois anos de idade e a sua festa foi feita com o tema do personagem famoso jogo de videogame Mário.

A festa do pequeno Pedro

A festa de Pedro teve bolo, doce, balões, lembrancinhas e muitas brincadeiras foram feitas. A equipe do hospital ficou muito feliz em poder participar desse momento da vida de Pedro.

"Ele é um xodó. Desde que chegou ao HUT com três meses, cuidamos dele como se fosse um filho. E sabendo da proximidade de seu aniversário resolvemos nos organizar para fazer a festa. Uns trouxeram os doces, bolo e fizemos uma caixa de arrecadação para custear outras coisas da festinha. Tudo deu certo e ele comemorou bastante", contou a enfermeira Tayana Albuquerque.

Para que a festa pudesse acontecer, muitas pessoas ajudaram. Como foi o caso da enfermeira da UTI adulta do HUT, Juçara Julya de Sousa Oliveira. Ela ficou responsável pela decoração e todo o cenário do tema da festa. O auditório do hospital foi o lugar escolhido para a celebração.

"O Pedroca com certeza é um morador do coração das meninas que trabalham no HUT, o xodó dos funcionários. Ele tem algumas síndromes e necessita sempre de um respirador, mas Pedro é um menino especial. Foi muito bom participar desse momento, comemorar o presente, comemorar a vida é o que temos de mais especial, agradecer a saúde e o fato de estarmos bem. Que nunca falte amor na vida do Pedro e que ele se sinta especial como qualquer outra criança. Que ele passe por muitas fases e siga firme. Por isso, desejo muita luz, felicidade e saúde na vida dessa criança, pois sei que ele merece", disse Oliveira.

Marcilene Silva, mãe de Pedro, ficou muito emocionada com a surpresa dos funcionários do HUT para o menino e para ela a certeza de que o filho esta sendo bem cuidado ficou ainda mais evidente. "Como eu moro em outra cidade, vejo meu filho somente em alguns dias da semana e cabe a eles cuidarem dele. Fiquei feliz quando soube da festinha de aniversário. Só tenho a agradecer", contou Silva.

As condições do menino

De acordo Carlos Leonardo, médico da UTI infantil do HUT, Pedro tem acondroplasia - condição genética que está ligada a baixa estatura e alteração dos ossos.

"Os ossos dele são mais fracos do que os ossos de uma criança normal. Antigamente, eram chamadas de crianças de vidro porque elas têm mais facilidade de sofrer fraturas. O Pedro também tem um encurtamento dos ossos, por isso quando olhamos para o Pedro percebemos que ele tem um tamanho menor em relação às outras crianças da idade dele", afirmou o médico.

Pedro, além dos problemas ligados a acondroplasia, também sofre de miopatia - condição genética que causa fraqueza muscular. "Então, ele permanece internado porque ele tem uma dependência do suporte ventilatório. Pedro também poderia ser um paciente que receberia tratamento em casa, mas para que isso aconteça é necessário que a residência tenha uma estrutura para dar as condições necessárias de tratamento", concluiu o Leonardo.

Segundo o médico, a parte cognitiva e neurológica de Pedro permanece íntegra, o que permite que o menino possa se comunicar e interagir com os médicos, funcionários e familiares. "Ele entende o que se fala, aceita brincadeiras. E só não interage mais porque não tem interação com crianças da mesma idade", contou o médico.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+