icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Garoto sem energia em casa leva sua lição para fazer embaixo de poste de luz

POR Bruno Dias EM Compartilhando coisa boa 02/04/19 às 19h05

capa do post Garoto sem energia em casa leva sua lição para fazer embaixo de poste de luz

Você foi educado ou apenas alfabetizado? Não se engane, há uma diferença. Alfabetização é saber ler e escrever. A educação é ser capaz de raciocinar, de utilizar a sua capacidade de ler e escrever para o seu benefício. Fazer a lição que te é passada na escola e tirar o maior proveito possível dela. É ser capaz de ganhar conhecimento.

A sociedade debate sempre sobre porque é importante para todos os países aumentarem as taxas de alfabetização dos seus cidadãos, mas será que isso é o suficiente? Não, nós não precisamos apenas de cidadãos alfabetizados, mas de cidadãos educados também. Nós não queremos ser um grupo de pessoas que sabe ler e escrever, mas que não faz nada com isso.

Algumas pessoas podem não enxergar o quão privilegiadas são. Não por terem luxos e coisas caras, mas pelo simples fato de poderem estudar em uma escola boa, por terem um teto para morar e até mesmo luz dentro de casa.

É claro que se alguém perguntar, a maioria das crianças prefere brincar primeiro e estudar depois. Ou se puderem até deixar o estudo de lado, o fazem. Mas existem as crianças que não têm apenas a obrigação de estudar. Algumas delas têm que fazer tarefas domésticas depois que voltam da escola. E os pais têm que pressioná-las para fazer isso, numa busca por uma árdua conciliação.

E também existem aquelas crianças que veem que não há outra maneira de conseguir melhorar a sua vida e de sua família, senão através da educação. Esse é o caso de Víctor Martín Angulo Córdoba, um garoto peruano de 12 anos.

Ele mora em Moche, no Peru, junto com sua família e já fazem alguns anos que sua família não tem luz elétrica em sua casa. A família de Víctor possui poucos recursos, e como eles não puderam pagar sua conta de energia, eles tiveram que se adaptar às condições que, para muitos, seria extremamente adversa.

Esforço

Apenas pelo fato de não ter luz em casa, várias crianças e adultos teriam consigo uma desculpa para não realizar várias tarefas. O garoto Víctor, inclusive, frequenta a escola mas poderia muito bem usar a falta de energia para não fazer sua lição de casa. Mas pelo que se viu, o menino não é assim.

Em um vídeo, capturado por uma câmera de segurança no setor no qual ele mora com a família, é possível ver o garoto concentrado em fazer sua lição de casa no meio da rua. Ele está no sexto ano do ensino fundamental na escola local, chamada Ramiro "ique.

A escola do menino é declarada pelo próprio distrito como tendo uma infraestrutura de alto risco. E sabendo disso, logo depois que seu vídeo viralizou, Víctor aproveitou seu espaço de entrevista e pediu para o presidente, Martin Vizcarra, que arrumasse sua escola. O garoto também pediu luz para sua casa, onde vive com sua mãe e seus dois irmãos mais velhos.

Melhora

A mãe do menino, Rosa Córdoba Angulo, se emociona ao ver seu filho fazendo de tudo para se destacar na escola. E segundo ela, seu filho nunca expressou nenhuma reclamação ou queixa pelas condições em que eles vivem.

Depois que a situação do menino comoveu a internet, o prefeito de Monche, Arturo Fernández Bazán, foi visitá-lo e ofereceu seu apoio. Ele também garantiu a luz na casa de Víctor para ele conseguir estudar dentro de sua própria residência.

Além disso, o prefeito também presenteou o garoto com alguns materiais escolares em reconhecimento ao seu esforço na escola. E também para motivar o garoto a continuar no bom caminho na escola.


Próxima Matéria
Via   Upsocl  
Imagens Upsocl
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest