• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Garoto teve uma terrível surpresa ao descobrir o que causava barulho no seu ouvido

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      08/05/19 às 15h09

Existem alguns sons que você espera nunca ouvir, ainda mais se o zunido vem diretamente de sua orelha. Foi o que aconteceu com um menino de 9 anos, em Connecticut, que fora levado às pressas ao hospital porque estava escutando coisas estranhas. De acordo com um relato de seu caso, publicado no início de maio pelo The New Inglaterra Journal of Medicine, o garoto também alegou que estava sentindo a presença de um corpo estranho na orelha direita. No exame físico, foi observada uma marca na membrana timpânica direita, com inflamação circundante. A causa dos problemas do menino ficou clara imediatamente, no entanto, quando os médicos olharam para dentro de seu ouvido e viram uma criatura presa em seu tímpano. Por isso, o garoto teve uma terrível surpresa ao descobrir o que causava barulho no seu ouvido.

Apesar de ter escutado ruídos alguns dias antes, o jovem não teve nenhuma dor de ouvido ou dificuldade para ouvir. David Kasle, um residente de otorrinolaringologia do Yale New Haven Hospital, que ajudou a tratar o paciente, disse que não tinha visto um caso como esse antes.

Afinal, o que estava dentro de seu ouvido?

O jovem estava brincando perto de sua escola, em Connecticut, quando escutou zunidos vindos diretamente de seu ouvido. Ele não sentia dor ou qualquer coisa do tipo, muito menos perdeu a audição. A causa dos problemas do menino ficou evidente quando os médicos investigaram o que tinha na parte interna da orelha direita.

Eles descobriram que, na verdade, um carrapato estava preso em seu tímpano (também conhecido como membrana timpânica). Eles também notaram que a área ao redor estava inflamada. Dessa forma, o garoto teve uma terrível surpresa ao descobrir o que causava barulho no seu ouvido.

O zumbido que o pobre jovem ouviu alguns dias antes de ir ao médico foi provavelmente o som do carrapato rastejando pelo canal auditivo. "Essencialmente, quanto mais próximo de qualquer som chegar ao tímpano, mais alto será [ouvido] pelo paciente", disse Kasle à Live Science. "À medida que esse inseto se aproximava cada vez mais, [o menino] provavelmente o ouviu mais alto e mais alto". No entanto, no momento em que os médicos avistaram, o bicho já não estava vivo.

Carrapatos têm sensores de calor que lhes permitem procurar lugares mais quentes no corpo (como o ouvido, por exemplo). As informações são de Nancy Troyano, PhD, uma entomologista certificada pela Ehrlich Pest Control. Ainda assim, "pode levar até oito horas para procurar e encontrar um lugar para se conectar - e nessas oito horas, é provável que elas possam ser vistas ou sentidas por você", diz ela.

Processo de extração

O colega de David Kasle, Dr. Erik Waldman, chefe de otorrinolaringologia pediátrica do Hospital Infantil de Yale New Haven, inicialmente tentou remover o carrapato durante a visita ao consultório. Entretanto, as partes bucais do carrapato foram enterradas na superfície externa da membrana do tímpano, dificultando sua remoção. "Não estava saindo facilmente", disse Kasle.

Os médicos usaram instrumento parecido com um gancho para remover o animal morto. Testes patológicos subsequentes identificaram o carrapato como sendo da espécie Dermacentor variabilis, presente em cachorros da região. Após a remoção, o menino recebeu colírio antibiótico para evitar o desenvolvimento de uma infecção. Um mês depois, o menino estava bem, sem sinais de doenças relacionadas ao carrapato.

"Após a extração do carrapato, o paciente não apresentava sinais ou sintomas sugestivos de doença sistêmica e foi tratado com ciprofloxacina para a abrasão da membrana timpânica. Um mês depois, o paciente estava indo bem, ele não tinha febre e nem erupções cutâneas, e a membrana timpânica havia cicatrizado bem", consta em relatório.

Imagina o apuro que esse menino passou, pelo amor de Deus? Qual seria a sua reação se algo assim acontecesse com você? Conhece algum caso parecido? Compartilhe suas impressões conosco.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+