• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Gobekli Tepe, o suposto templo mais antigo da História

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      04/11/19 às 12h22

Quando Gobekli Tepe foi descoberto em 1994, ele mudou tudo o que, até então, sabíamos sobre a história da humanidade. Localizado onde hoje se encontra a Turquia, este é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. A descoberta deste impressionante local de aproximadamente 11.500 anos de idade fez com que muitos especulassem o motivo de sua existência. Alguns até mesmo chegaram a afirmar que o local se tratava do Jardim do Éden bíblico.

O nome Gobekli Tepe em turco significa "colina do umbigo". O monte de aproximadamente 304 metros de diâmetro fica localizado no ponto mais alto de uma cordilheira, a cerca de 15 quilômetros da cidade de Sanliurfa, no sudeste da Turquia. O Gobekli Tepe consiste, em quatro arranjos de pilares monolíticos, que estão ligados entre si por segmentos de pedra seca e que foram construídas para formar uma série de estruturas circulares ou ovais.

Além do mais, existem dois grandes pilares no centro de cada estrutura, rodeados por pedras ligeiramente menores. Os arqueólogos acreditam que  os pilares podem ter sustentado telhados. As estruturas possuem tamanhos diferentes, entre cerca de 10 e 30 metros de diâmetro e possuem pisos de cal queimada.

Beleza milenar

Os pilares foram decorados com estatuas de leões, escorpiões e abutres em suas laterais. Alguns desses pilares chegam a pesar mais de 10 toneladas. Muitos ficam impressionados com a arte e a engenharia aplicados no lugar. Só de alguém ter conseguido colocar pedras de 10 toneladas no topo de uma fundação forte o suficiente para mantê-las no lugar já é um feito incrível. Afinal, estamos falando de algo feito há mais de 10 mil anos.

Só para termos uma noção, Stonehenge foi construído em 3.000 a.C., e os sinais mais antigos da escrita humana foram encontrados na Suméria em 3.300 a.C. O significa que Gobekli Tepe é mais antigo que a linguagem escrita. Quando construído nem mesmo a agricultura existia. Ao menos não nessa área.

Os construtores de Gobekli Tepe eram caçadores e coletores que trabalhavam com ferramentas feitas de pedras. E, nestas condições, eles construíram algo que facilmente seria considerado impossível. Antes de ser revelado ao mundo, em 1994, arqueólogos já havia se deparado com o local na década de 1960. No entanto, eles achavam que o lugar se tratava de um cemitério medieval.

Reuniões espirituais

No entanto, em meados da década de 1990 tudo veio à tona. O arqueólogo alemão Klaus Schmidt visitou o local e, de imediato, percebeu que havia algo grandioso debaixo daquela colina. "Um minuto depois de vê-lo, eu sabia que tinha duas opções", disse Schmidt."Eu disse pra mim mesmo: 'vá embora e não conte a ninguém, ou passe o resto da sua vida trabalhando aqui".

Ele decidiu ficar e trabalhar no local desde então. Datação por radiocarbono confirmou que o templo realmente foi construído há 11.500 anos. O que o torna uma das descobertas arqueológicas mais significativas de nossa história. Além do mais, Schmidt está convencido de que Gobekli Tepe foi construído como um templo.

Não há evidências de que alguém se estabeleceu por lá ou tenha começado uma cidade ao seu redor. Ao invés disso, as pessoas, que utilizavam o espaço, estavam constantemente em movimento. Muito provavelmente, caçadores nômades, que não podiam ficar no mesmo lugar por muito tempo.

Grandes festas foram dadas no lugar. Isso foi determinado pelos incontáveis ??ossos de animais deixados lá. Os animais que eles comiam, no entanto, eram todos animais selvagens, como gazelas, veados, pássaros e auroques. Esse animais eram caçados e levados para o templo, para uma reunião que devia ter um profundo significado espiritual.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+