• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Google, a história de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      27/09/18 às 15h27

A Google é uma das maiores empresas do mundo e, é claro, uma das que mais nos prestam serviços diariamente. O grupo completa nesta quinta-feira (27) o seu vigésimo aniversário. A empresa nasceu em setembro de 1998, como um motor de buscas e logo tornou-se uma das multinacionais mais poderosas de todo o mundo, gerando bilhões, além de muitas críticas. Pensando um pouco mais sobre essa empresa, a redação da Fatos Desconhecidos resolveu trazer um pouco da trajetória da Google para você, caro leitor. Confira conosco.

Início

Em meados dos anos 1990, Larry Page e Sergey Brin eram estudantes da Universidade de Stanford no Vale do Silício. Os dois tiveram a ideia para melhorar o método de busca na internet, que logo se mostrou revolucionário e acabou ultrapassando a concorrência. Na época, motores de busca já existiam, mas classificavam os resultados da busca contando o número de vezes que a palavra-chave aparecia em uma matéria. Page e Brin trabalharam para melhorar o sistema, analisando as relações entre as páginas e a quantidade de links que uma página em particular leva, assim permitindo determinar o melhor alvo.

No dia 4 de setembro de 1998, os dois fundaram a empresa oficialmente em uma garagem de Menlo Park, no Vale do Silício, Califórnia. O nome Google é uma referência ao termo matemático "gogol" ou "googol, que designa o número 1 seguido de 100 zeros. Sua sede foi instalada em Mountain View em 2004. A empresa foi lançada na bolsa de valores em agosto do mesmo ano. Desde então, a companhia não para de crescer e hoje já conta com inúmeros serviços.

A nova forma de busca da empresa foi chamada pelos criadores de PageRank. Essa determinava a relevância de um site pelo número de páginas, bem como a importância delas que levavam de volta para o site original.

Criadores

Lawrence Edward Page

Mais conhecido como Larry pelo mundo, Lawrence nasceu em Lansing, no dia 26 de março de 1973. Nomeado como primeiro diretor executivo da Google, Larry é filho de um cientista da computação da Universidade Estadual de Michigan, Dr. Carl Victor Page. Começou bem cedo a mexer com computadores, mais precisamente aos seis anos de idade. Seus estudos foram direcionados para a área desde então. Ele freqüentou a East Lansing High School e na Universidade de Michigan, igual seu pai. Fez uma graduação em engenharia da computação. Suas conquistas não pararam mais e em 2002 foi nomeado Líder Global para o Amanhã pelo Fórum Econômico Mundial. Page já possuía uma fortuna avaliada em 10,2 bilhões de dólares com apenas 32 anos de idade.

Sergey Mihalovich Brin

Sergey Mihailovich Brin nasceu em Moscou no dia 21 de agosto de 1973. Ele é o co-fundador e ex-presidente do grupo. Ele migrou para os Estados Unidos em 1979 com seus pais judeus. Sua mãe era uma especialista da NASA e seu pai atua até hoje na Universidade de Maryland, no College Park. Sergey formou-se em Matemática e Ciências da Computação com honras pela Universidade de Maryland. Ele se juntou a Larry Page para desenvolverem juntos o Google. Ele foi classificado pela Forbes em 2012 a 24° pessoas mais rica do mundo, com sua fortuna avaliada em 18,7 bilhões de dólares.

Google além de mapas

Os anos se passaram e a empresa começou a lançar uma série de produtos inovadores e muito utilizados. Entre eles, destacam-se: Maps, Gmail, sistema operativo para celular Android, o navegador Chrome, que inclusive está entre os mais utilizados. Além de lançar seus próprios produtos, a empresa também comprou outros, como a plataforma de vídeos Youtube em 2006. No final de 2015, o grupo se reestruturou e criou uma matriz, a Alphabet. Essa supervisiona o Google e outras filiais como Verily, Waymo, Deep Mind e várias outras.

Sua crescente foi tanta que hoje o grupo é composto por 80 mil funcionários ao redor do mundo. É uma das marcas mais conhecidas em todo o globo e seu nome é utilizado na linguagem cotidiana, como o: "dar um google", que significa "pesquisar algo". Saindo do meio digital e das páginas dos eletrônicos, a Google passou a fabricar dispositivos como os alto-falantes inteligentes Home e os smartphones Pixel. No entanto, nem tudo é sinônimo de sucesso e a empresa fracassou em alguns lançamentos, como o da rede social Google+ ou a primeira geração de óculos inteligentes Google Glass.

2004 marcante

Para os brasileiros, pode-se dizer que 2004 foi um dos anos mais marcantes dentro da história do Google. Foi nesse ano que o turco Orkut Buykkokten, funcionário da empresa, desenvolveu uma ferramenta de relacionamento social entre usuários da internet. A princípio, só podia ter uma página quem recebesse um convite de alguém que já participava da rede. O site logo tornou-se extremamente popular no Brasil e ter um convite na caixa de e-mail era sinal de status. Com o avanço do Orkut no Brasil, a Google decidiu passar a gerência para a filial brasileira, localizada em Minas Gerais. A rede acabou encerrando suas atividades, mas permanece viva na memória de todo mundo.

Sede da empresa no Brasil

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+