icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Gorilas-das-montanhas são filmados cantando pela primeira vez

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      07/05/20 às 19h42
capa do post Gorilas-das-montanhas são filmados cantando pela primeira vez

Gorilas são pertencentes ao gênero gorilla e, dependendo de onde vivem, apresentam diferenças físicas. Por exemplo, gorilas que vivem em montanhas tendem a ter pelos bem maiores. Esses animais podem ser encontrados hoje em apenas 10 países da África. Um gorila passa mais da metade do seu dia comendo. Sim, eles comem bastante! Não é à toa que um gorila macho adulto pode ter cerca de 1,70 metros e pesar até 220 kg. Esses animais andam em grupos e normalmente são liderados por um macho.

Esse animal toma frente em conflitos, no papel de proteção e na decisão de onde se alimentar. Para que ele permaneça no poder, é fundamental que ele tenha aceitação das fêmeas. Um grupo de gorilas normalmente vai de 5 a 30 indivíduos. Em casos mais raros, pode chegar a 60 desses animais. Eles andam sobre quatro patas, apoiando a ponta de seus dedos no chão.

São essas e outras várias características que fazem o reino animal ser tão fantástico. E para vermos e aprendermos mais sobre os animais existem, a série de documentários de vida selvagem, chamada "Espiões da Natureza", foi criada. Ela começa a sua segunda temporada com um registro inédito de gorilas cantando. Essa é a primeira vez que os gorilas-das-montanhas foram filmados fazendo isso.

Para que imagens assim sejam conseguidas, a produtora cria animais robóticos super realistas, com câmeras escondidas dentro dos olhos deles. Esses robôs são tão realistas, que imitam até o comportamento dos gorilas e desviam o olhar, quando os machos adultos costas-prateadas se aproximam.

Observação

O documentário da vida selvagem é diferente dos outros já vistos porque sua equipe é formada totalmente por biólogos e zoólogos. E também tem consultores especialistas.

"Primeiro, nós precisávamos descobrir qual animal espião seria melhor para filmar o animal. Então, por exemplo, não seria uma boa ideia fazer um espião costas prateadas, já que isso poderia ser interpretado como uma grande ameaça para os gorilas-das-montanhas reais. Portanto, nós escolhemos um bebê gorila", explica o produtor Matt Gordon.

Depois do animal que seria usado definido a equipe precisava resolver as características faciais. Porque seriam elas que fariam o robô bebê ser aceito pelo grupo. Os especialistas então disseram que os olhos eram a parte mais importante do rosto. Isso porque os gorilas trocam muitas informações através de olhares.

Gorilas

Um estudo de 2016 já dizia que os gorilas-das-montanhas tinham o hábito de cantar enquanto comiam, como se fosse um tipo de comemoração pela comida. E diferentes comidas fazem com que as melodias e tons sejam diferentes e tenham duração distintas. De acordo com os produtores do documentário, isso se chama "coral da apreciação".

Esse chamado que é associado à comida pode funcionar como um aviso para o grupo e dizer que determinado animal está comendo.

"Informar outros membros do grupo sobre a atividade de um deles pode ser importante para a coordenação e coesão do grupo. Tal cenário também pode explicar a frequência alta de chamados de adultos machos. Os costas prateadas podem ter que se envolver mais frequentemente em informações auditivas já que eles são geralmente aqueles que iniciam mudanças nas atividades do grupo", explicam os pesquisadores.

Cantoria

E por mais que registros desse comportamento já tivessem sido feitos, essa foi a primeira vez que a cantoria foi filmada. E esse não é o único tipo de som que esses gorilas emitem. Eles se alimentam de quase 20 quilos de folhas todos os dias. E isso os causa muitos gases. Por isso, os gorilas-das-montanhas vivem em um estado frequente de flatulência.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest