• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Gorilas fazem pose para tirar fotos com guardas florestais

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      23/04/19 às 17h59

Gorilas são pertencentes ao gênero gorilla e, dependendo de onde vivem, apresentam diferenças físicas. Por exemplo, gorilas que vivem em montanhas, tendem a ter pelos bem maiores. Esses animais podem ser encontrados hoje em apenas 10 países da África. Um gorila passa mais da metade do seu dia comendo. Sim, eles comem bastante! Não é à toa que um gorila macho adulto pode ter cerca de 1,70 metros e pesar até 220 kg. Esses animais andam em grupos e normalmente são liderados por um macho.

Esse animal toma frente em conflitos, proteção e na decisão de onde se alimentar. Para que ele permaneça no poder, é fundamental que ele tenha aceitação das fêmeas. Um grupo de gorilas normalmente vai de 5 a 30 indivíduos. Em casos mais raros, pode chegar a 60 desses animais. Eles andam sobre quatro patas, apoiando a ponta de seus dedos no chão.

E se você viu Planeta dos Macacos, sabe que esses animais podem imitar algumas atitudes nossas, os humanos. E assim, esperamos que não cheguem a uma tomada de controle catastrófica como é retratado no filme.

Mas algumas pequenas coisas que esses animais fazem conseguem nos surpreender. Recentemente, o guarda florestal Mathieu Shamavu compartilhou uma foto que viralizou na internet. Nela vemos um guarda florestal do Parque Nacional de Virunga, no Congo, posando junto com dois gorilas que moram no local.

Animais

Esses animais são protegidos de caçadores ilegais e de quaisquer conflitos que possam colocá-los em perigo. O Parque Nacional onde eles vivem é um patrimônio mundial da UNESCO. E os gorilas são protegidas por uma equipe com mais de 600 guardas florestais.

O lugar, que hoje é protegido, antes era bastante afetado por guerras e conflitos que perturbavam a vida das pessoas e também afetava bastante a vida dos animais da região. E os gorilas, particularmente, eram e ainda são caçados por razões medicinais e pelo comércio da carne de caça.

Agora, os guardas florestais lutam para defender os animais todos os dias. E por esse convívio, acabam desenvolvendo uma ligação com eles. E essa ligação é vista claramente nas fotos tiradas por eles junto com os animais.

"Existe um vínculo que nos une. Uma relação que é muito, muito próxima entre os guardiões e os gorilas", explicou Andre Bauma, gerente do Senkwekwe Center, instituição que cuida de primatas órfãos e que fica dentro do parque.

Parque

O parque foi fundado em 1925, e tem 880 gorilas-das-montanhas. E o espaço foi classificado como Patrimônio Mundial, em 1979. O parque, inclusive, é uma das áreas protegidas com a maior biodiversidade do mundo.

Nele são protegidas 218 espécies de mamíferos, 706 de aves, 109 de répteis, 78 de anfíbios e 22 de primatas. E a espécie de gorila que vive no parque corresponde a um terço de todos existentes.

Os guardas, que são incumbidos de proteger esses animais, têm que passar por um treinamento intenso. Isso porque o trabalho é extremamente perigoso. Tanto que 179 pessoas já perderam suas vidas protegendo os animais.

E a recompensa vem do carinho que os animais demonstram e a total confiança que eles têm nos guardas. Tanto que, em 2018, uma foto de um guarda junto com um gorila órfão também se tornou viral.

O trabalho do parque é bastante importante e cada doação é bem-vinda. E não precisam ser quantias grandes. Segundo o parque, oito dólares compram um novo par de botas para uma guarda, 32 bastam para uma família por dia e 150 dólares fazem com que o parque consiga alimentar um gorila por duas semanas.

Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Imagens Hypescience
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+