• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Grande explosão de meteoro é vista em várias cidades brasileiras

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/05/20 às 15h50

Um meteoro é uma enorme rocha espacial que, ao entrar na atmosfera terrestre, pega fogo. Essa, se conseguir se chocar com o planeta, é capaz de causar uma vasta destruição. Cada rocha que cai naturalmente na Terra, torna-se de forma inevitável um meteoro, seja de maior ou menor intensidade. E, às vezes, quando eles entram em nossa atmosfera e chegam até nós podem causar eventos espantosos e fascinantes ao mesmo tempo.

Como por exemplo o que aconteceu em Minas Gerais. Durante uma madrugada,  os moradores se assustaram com uma explosão de um meteoro que aconteceu do nada. Os moradores de várias cidades, como por exemplo Patos de Minas, Lagoa da  Prata, Divinópolis e Oliveira, publicaram nas redes sociais relatos e imagens do acontecido.

E de acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), o clarão no céu noturno também pode  ser visto nos municípios de São Paulo e até do Paraná. O que causou isso foi um meteoro, que nesse caso é chamado de bólido por causa do flash luminoso seguido de explosão.

Explosão

A população ficou assustada com o ocorrido e disse que suas janelas e protões tremiam. e várias pessoas não estavam entendendo o porquê daquilo estar acontecendo. Segundo o site BHAZ, algumas pessoas chegaram a achar que era um avião caindo por causa da intensidade do barulho.

Mas logo a BRAMON explicou o que realmente tinha acontecido e confirmaram que se tratava de uma explosão de um meteoro. Depois da explosão, eles viram que um pedaço da rocha acabou resistindo à queima da atmosfera. E o meteorito caiu, possivelmente, na cidade de Tiros. A cidade tem seis mil habitantes e fica na região do Alto do Parnaíba, em Minas Gerais.

De acordo com o explicado pelo diretor técnico da BRAMON, Marcelo Zurita, o meteoro caiu na Terra já fragmentado. E esse processo de fragmentação foi a causa do barulho forte que várias pessoas conseguiram ouvir durante a queda do meteoro.

"As pessoas ouviram o barulho da fragmentação, pois o meteoro caiu apagado, já que a resistência da atmosfera foi mais forte do que a do objeto e o destruiu", explicou.

Fragmentação

Nesse caso, vemos o quão importante a nossa atmosfera é para a existência de vida em nosso planeta. E o papel que ela faz quando algum objeto vem em direção a nós, o fragmentando. "Caso a atmosfera não tivesse fragmentado o meteoro, ele teria caído brilhando e provocaria um estrago muito grande", disse Zurita.

A BRAMON analisou alguns vídeos feitos por câmeras de segurança em algumas cidades. E os resultados indicavam que o objeto fez uma trajetória do sul para o norte. E que começou a sua fase luminosa a aproximadamente 64 quilômetros de altitude.

Depois disso, a luminosidade dele continuou aumentando indo na direção nordeste a uma velocidade de 55,3 quilômetros por hora. O meteoro explodiu quando estava a apenas 30 quilômetros de altitude. Isso já próximo à cidade de Tiros, onde ele deve ter caído no solo terrestre. O que não conseguiu ser identificado foi qual era a massa inicial desse meteoro.

Próxima Matéria
Via   O dia  
Imagens O dia Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+