• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Grupo de cientistas criam colírio que promete curar miopia e outras doenças

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      01/03/18 às 10h06

Os problemas de visão atingem um grande numero de pessoas em todo o  mundo, e o nosso país não está fora disso. Apesar de já terem sido considerados motivo de chacota ou sinônimo de inteligência, tem se tornado cada vez mais comum a necessidade de se usar óculos, mesmo os mais jovens. Para se ter uma ideia, só no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas apresentam algum tipo de problema na visão, e isso tem crescido cada vez mais.

O número alarmante representa 19% de toda a população brasileira e foi resultado de uma pesquisa feita pelo IBGE. Existem diversos questões que podem acabar resultando em algum problema de visão, dos mais simples aos mais complexos. E, para evitar que isso aconteça, você deve manter uma alimentação saudável, praticar exercícios de forma regular, usar óculos escuros, não ficar em frente ao computador durante muito tempo ou muito próximo a ele, dentre outros.

Mas, para a felicidade de muitos que carregam problemas de visão,  esse problema pode estar perto de chegar ao fim. Atualmente, cerca de 25% da população mundial tem miopia e, até 2050, estima-se que esse número venha a dobrar e represente metade de toda a população. Ainda sim, cientistas israelenses tem tido sucesso em um estudo que promete curar esse problema de uma forma rápida e fácil.

Como isso é possível?

Apesar do produto ainda não ter muitas especificações e estar em fase de testes, os últimos feitos mostraram grandes resultados e deixaram os cientistas israelenses esperançosos. No futuro, caso eles venham a funcionar em humanos, será possível tratar problemas de visão, como a miopias, apenas com o uso de um colírio. Os oftalmologistas da Universidade Bar-Ilan, juntamente com o Centro Médico Shaare Zedeke, patentearam o produto de "Nanodrops" e acreditam que essa seja uma grande revolução para o campo.

O teste do Nanodrops já foi feito em porcos e obteve sucesso na melhoria de sua visão. O próximo passo será testá-lo em humanos e, se obter resultados até o final do ano. Se der certo, passará a ser a melhor saída para quem tem o problema. Excluindo a necessidade de óculos ou lentes, por exemplo.

Existem outras possibilidades para o colírio?

Apesar de seu objetivo inicial ter sido tratar problemas como a miopia, os cientistas acreditam que ele possa ter outras funções. Eles esperam que, no futuro, o colírio seja capaz de corrigir outros problemas na cornea, corrigindo a visão de pessoas com problemas multifocais. Tratando aqueles que precisam do uso de óculos bifocais. Tudo isso pode revolucionar a forma como vemos e tratamos esse problema.

Se você, assim como muitos outros, tem esse problema de visão, pode se alegrar. A cura para o seu problema pode estar perto, o que acha? Marque alguém que também precisará desse tratamento para se alegrar junto com você.

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+