icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A história das três primeiras estranhas cirurgias plásticas

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 05/04/19 às 15h45

capa do post A história das três primeiras estranhas cirurgias plásticas

Hoje em dia, os procedimentos de cirurgias plásticas e estéticas viraram febre. No entanto, as cirurgias plásticas com o intuito apenas estético são uma invenção moderna. As pessoas gastam fortunas em busca de um corpo perfeito e de um rosto simétrico. Mas antes, essas cirurgias tinham um propósito único de atender fins reconstrutivos. Seja por uma deformação física de nascença ou por resultado de algum acidente traumático que deixou sequelas.

Essas cirurgias eram feitas na tentativa de corrigir ou pelo menos amenizar as deformações físicas nas pessoas. Infelizmente, na atualidade, muitas pessoas acabam morrendo nessa busca constante pela perfeição, se submetendo a procedimentos muitas vezes fatais. Mas você alguma vez já se perguntou quando as primeiras operações desse tipo foram realizadas? E como eram feitas? Confira esses três casos surpreendentes de como a medicina pôde ajudar a reconstruir a face de pessoas com procedimentos cirúrgicos.

O marinheiro Walter Yeo

Walter Yeo era um marinheiro britânico que, em meio a um confronto em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, foi atingido por uma bomba. Com a explosão, ele acabou sofrendo grandes sequelas, e chegou a perder parte do seu rosto, incluindo as pálpebras. Ele é considerado a primeira pessoa a passar por uma cirurgia de reconstrução da face.

No ano seguinte ao acidente, Walter foi operado pelo médico Harold Gillies. O médico foi o pioneiro a usar enxertos de pele para reconstruir o rosto. E o resultado da cirurgia você pode ver pelas imagens. Ele conseguiu reconstruir os olhos e usou uma máscara para dar uma aparência mais equilibrada ao rosto do marinheiro.

O nariz de William M. Spreckley

Não se engane ao achar que o nariz que você vê na primeira imagem de William M. Spreckley, nasceu com ele assim. Na verdade, isso foi resultado de uma batalha. O homem também serviu durante a Primeira Guerra Mundial. Ele era tenente em um contingente britânico, do 16º batalhão. Ele foi ferido por um tiro e esse foi o resultado. A deformação progressiva do seu nariz foi causada por uma inflamação.

Novamente o Dr. Sir Harold Gillies foi quem ajudou o homem, fazendo um verdadeiro milagre em seu rosto. Ele operou o tenente Spreckley também em 1917. Nas imagens, é possível perceber como o paciente amadureceu com normalidade. Conforme os anos passavam, o seu rosto adquiriu um aspecto mais equilibrado, e o seu nariz assumiu uma aparência normal. Até para os padrões atuais o resultado foi magnífico.

A reconstrução facial de Willie Vicarage

Entre os casos de cirurgias aqui mostradas, a história de Willie Vicarage é a mais chocante. Em 1916, durante a batalha da Jutlândia, o jovem Willie recebeu um impacto tão forte em seu rosto, especialmente em sua boca, que ele ficou completamente deformado. A cirurgia da reconstrução do seu rosto é descrita como uma das mais complexas e delicadas daquela época. Por não ter antibióticos, as infecções eram muito constantes, o que complicava ainda mais o procedimento.

Conseguir colocar o enxerto de pele no seu rosto foi uma tarefa muito complicada. Para evitar que o paciente desenvolvesse alguma infecção, ele teve que passar por um processo de drenagem complexo. Era um sistema baseado em tubos, que eram alimentados com os tecidos de pele para o enxerto. No caso de Willie, esse procedimento foi muito eficaz. A boca e os dentes do paciente foram reconstruídos. Graças a essas cirurgias de reconstrução, muitos soldados conseguiram levar uma vida normal depois de passarem por traumas que deixaram deformações.

E você, o que achou dessas cirurgias? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   Super Curioso  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest