• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A história por trás da foto chocante de um pássaro alimentando seu filhote com um cigarro

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      04/07/19 às 14h50

Uma foto de um pássaro preto alimentando o seu filhote com uma bituca de cigarro tem chocado as pessoas em todo o mundo. E não é para menos, a imagem é de cortar o coração de qualquer um que se importa com a vida no nosso planeta. Infelizmente, cenas como essa estão acontecendo cada vez mais, e somos de fato os únicos culpados por isso.

Diferentemente de nós, seres humanos, os outros animais não têm consciência para saber distinguir o que é alimento do que é lixo. Cenas como essa vão continuar acontecendo se nós não fizermos alguma coisa. Temos que cuidar do lixo espalhado no meio ambiente e nos conscientizar das nossas ações daqui para frente. Não é justo que os outros seres sejam prejudicados devido à nossa falta de respeito com o meio ambiente.

A imagem chocante nos serve como um alerta. Mesmo sabendo que coisas do tipo acontecem diariamente, enxergar essa realidade é mais chocante ainda. Quando uma pessoa fuma, ela está consciente dos danos desse produto para sua saúde, mas aquele passarinho não sabe disso.

A foto

O registro chocante foi feito no mês passado, por uma fotógrafa de vida animal. Karen Mason, estava na praia de St. Peter, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, quando viu o pássaro preto alimentando o seu filhote com uma bituca de cigarro. A foto foi compartilhada pela fotógrafa no seu perfil no Facebook e logo viralizou na internet. E claro, não por um bom motivo. Na publicação, ela fez um apelo: "Se você fuma, por favor, não deixe as suas bitucas para trás".

O pássaro preto é da espécie Rynchops niger. No Brasil, a ave é conhecida como Bico-de-Tesoura ou Talha-mar. A situação chocou não apenas os internautas, como também as entidades que lutam pela preservação do meio ambiente.

A Royal Society for the Protection of Birds (Sociedade Real para Proteção dos Pássaros) do Reino Unido se manifestou sobre a imagem. Em comunicado, a entidade descreveu a foto como "dolorosa". E ainda acrescentou que a natureza está lutando para se adaptar ao lixo humano.

Depois da primeira imagem, Mason também registrou o momento em que o filhote sai carregando a bituca em seu bico. De acordo com especialistas, é bastante comum que pássaros confundam bitucas de cigarro com alimentos.

"Muitas aves são curiosas sobre o lixo que descartamos casualmente, e, muitas vezes, elas experimentam para descobrir se é comida ou não", disse um porta-voz da RSPB à BBC News.

Impacto ao meio ambiente

A questão da poluição do meio ambiente vai muito além de paisagens arruinadas pelo lixo. O impacto das ações humanas relacionadas ao lixo, afeta todo o ecossistema. "A natureza está lutando para se adaptar às coisas que estamos fazendo em nosso planeta. Todos os anos, vemos mais animais presos, feridos ou mortos por produtos feitos pelo homem. Estamos até vendo lixo sendo usado como material de nidificação (construção de ninhos por algumas espécies)", disse o porta voz.

E pelo visto, esse problema parece não ter afetado muita gente até agora. "Infelizmente, para muitas pessoas, o lixo parece inofensivo, na pior das hipóteses, faz com que uma área pareça suja. No entanto, imagens comoventes como essa revelam o verdadeiro impacto de jogar lixo em nossa vida selvagem", finalizou o porta-voz.

Entre tantos outros resíduos descartados no meio ambiente, os filtros de cigarro também levam anos para se decompor. E assim, eles acabam sendo um dos itens mais comuns de serem encontrados nas praias de todo o mundo. Com certeza, esse não foi o único pássaro a tentar se alimentar com uma bituca de cigarro. O desejo é de que fosse o último.

E você, o que achou dessa foto? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC     G1  
Imagens G1
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+