icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A história por trás da lenda do Mago Merlin

POR Isabela Araujo EM Curiosidades 03/08/18 às 15h06

capa do post A história por trás da lenda do Mago Merlin

Você provavelmente já ouviu falar das lendas da época da Idade Média. A do Mago Merlin é uma delas. Na verdade, existem muitas lendas a respeito da vida e história de Merlin. De acordo com uma delas, esta figura lendária teve origem na tradição celta e se realmente existiu, viveu no País de Gales durante o século VI. Quando ele nasceu era chamado Emrys. Após se tornar conhecido, passou a se chamar Merlin, uma versão latinizada da palavra gaulesa "Myrddin".

Conforme a lenda, o mago nasceu da união de uma mulher, a filha de um rei, com um íncubo, ou seja, um espírito mau. As pessoas suspeitavam que a criança "diabólica" (Merlin) representava uma ameaça a boa influência que Jesus Cristo teve na terra. No entanto, Merlin foi batizado quando ainda era criança e deixou de ser visto como uma pessoa ruim, embora tenha herdado os poderes de seu pai.

Merlin, em algumas lendas, é considerado o construtor de Stonehenge, embora sua principal tarefa é permitir através de suas magias, que o rei Uther Pendragon, o Grande Rei da Grã-Bretanha, gerasse Arthur, que se tornou o lendário líder britânico Rei Arthur. Uther havia se apaixonado por Lady Igrain, que era casada com o duque Gorlois. Este, sabendo da paixão do rei, trancou sua esposa no castelo de Tintagel. Merlim foi responsável por transformar a aparência de Uther, que ficou bastante parecido com Gorlois.

Uther então conseguiu entrar no castelo e se deitar com Lady Igrain. Eles transaram e geraram Arthur. Uther prometeu a Merlin que, em troca da transformação, ele entregaria o fruto de seu relacionamento.

O duque Gorlois morreu em uma batalha e Uther conseguiu se casar com Igrain. Quando Arturo nasceu, ele cumpriu sua promessa e então entregou a criança, que foi criada por Sir Hector ao lado de Kay.

Quando Uther morreu devido a problemas hereditários, Merlin levou-o à espada Excalibur que Arthur tirou da pedra. A Inglaterra tinha então um novo rei que instituiu a "Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda", uma organização composta pelos melhores guerreiros do Reino, os quais se reuniam em volta de uma távola circular.

Contudo, Merlin é uma figura contraditória segundo alguns estudiosos, visto que ele tinha herdado a maldade de seu pai, um íncubo. Apesar disso, ele superou o mal e dedicou suas habilidades para a prática de magia, profetizando e fazendo transformações. Ele tinha grande relação com a natureza, especialmente com a floresta e os animais. Merlin também conhecia os mistérios da Terra, do Céu, da vida e da morte.

Alguns o consideram um feiticeiro, outros um santo. Ele também era conhecido por ser um um domador de dragões e às vezes se torna um deles. Independente do que eles representavam para as pessoas, todos o reconheciam como um dos homens mais sábios da história.

O fim da história

De acordo com a maioria das lendas e tradições, Merlin não morreu. De acordo com uma das lendas, quando ele envelheceu, se apaixonou perdidamente pela bela fada Viviane, também conhecida como Nimue. Ele a chamou de "A Dama do Lago". A fada aceitou viver um romance com o Merlin com uma condição. Ele tinha que ensinar a ela tudo que havia aprendido, inclusive seus segredos de magia. Nimue então começou a desconfiar e temer Merlin ao saber que ele era filho de um demônio. Algumas lendas dizem que a Dama do Lago aproveitou esse conhecimento para aprisionar Merlin numa gruta.

 


Próxima Matéria
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest