icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A história por trás das pessoas enterradas no Sarcófago Negro

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/10/18 às 19h18
capa do post A história por trás das pessoas enterradas no Sarcófago Negro

Você com certeza deve ter ouvido falar ou visto fotos do sarcófago de granito preto, de 2 mil anos de idade, que foi encontrado em uma escavação no Egito. Ainda não lembra qual? Aquele que as pessoas estavam querendo beber o líquido que estava dentro dele. Lembrou?!

Então, o Ministério de Antiguidade do Egito falou que eles podem ter, finalmente, uma resposta sobre o que aconteceu para ter três esqueletos enterrados nesse túmulo de 2,6 metros de comprimento.

A análise da anatomia dos crânios, pélvis e ossos longitudinais conseguiu determinar o sexo e a idade dos esqueletos. Eles são de uma mulher jovem e de dois homens jovens. A mulher, acredita-se ter entre 20 e 25 anos e medir entre 1,60 e 1,64 metros. Um dos homens tinha idade entre 35 e 39 anos e altura entre 1,60 e 1,65 metros. E o terceiro esqueleto é do outro homem entre 40 e 45 anos medindo 1,79 e 1,84 metros.

Enterros

O que se supõe é que os enterros aconteceram em fases subsequentes porque os corpos foram colocados um em cima do outro. E o terceiro homem tinha um buraco no crânio que se acredita ser causado por uma ferida de flecha, mas outros exames feitos dizem que pode ter sido o resultado de um procedimento cirúrgico chamado trepanação. E se a segunda hipótese for verdade, pode ser um dos primeiros casos registrados no mundo.

Esse é um processo rudimentar feito por humanos ao redor do mundo por milhares de anos. Ele consiste em fazer um buraco na cabeça da pessoa, perfurando, cortando ou raspando as camadas de ossos com uma ferramenta afiada.

Arqueólogos ainda não sabem o porquê da realização do procedimento, mas as hipóteses vão desde tratamentos médicos até atos de rituais.

Dr. Zainab Hashish, o diretor de gestão de restos de esqueletos diz que esse tipo de procedimento era raro no antigo Egito e poucos crânios mostram essas evidências. Várias pesquisas ainda estão sendo feitas para ver se os três esqueletos eram relacionados como por exemplo, em exames de DNA e tomografias.

Ideias

Quando os arqueólogos levantaram a tampa do túmulo descobriram que ele estava cheio de esgoto que vinha da estrada perto das redondezas e decompondo os esqueletos que estavam lá. Supostamente, a equipe precisou arejar o lugar pelo menos uma hora antes de retomar as escavações.

Várias foram as teorias que surgiram na internet à respeito desse túmulo. Elas iam desde pessoas dizendo que aquilo era uma entidade demoníaca até pessoas escrevendo um abaixo-assinado querendo beber o líquido do sarcófago.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest