Hitler x Stalin: Quem matou mais?

POR Isabela Ferreira    EM História      07/03/18 às 16h43
capa do post Hitler x Stalin: Quem matou mais?

Durante o século 20, o mundo foi ensinado a enxergar a Alemanha Nazista e a União Soviética como o maior dos males presentes na humanidade. Sob o comando de seus cruéis líderes, Adolf Hitler e Josef Stalin, respectivamente, milhões de pessoas inocentes tiveram suas vidas ceifadas por regimes completamente opressores, totalitários e desumanos. Comparar os dois pode ser uma tarefa extremamente difícil, visto que ambos tinham ideias e motivações genocidas.

Hitler foi nomeado como chanceler e líder do Partido Nazista no ano de 1933. A partir dali, a história do país jamais seria a mesma. Após entrar em contato com outros líderes e receber influências, deu abertura a um dos piores regimes já implementados no mundo. Colocou em prática sua ideologia de supremacia e deu início aos campos de concentração... Que por sinal, se tornariam palco das mais terríveis tragédias.

Anterior a isso, Josef Stalin tomou frente no comando da União Soviética em 1924, onde permaneceu até o ano de 1953. Seu objetivo era promover o desenvolvimento de poder industrial do país, o transformando em uma potência imperialista militar, que pudesse superar os Estados Unidos. Ao mesmo tempo, colocava em prática um regime totalitário que ficou conhecido como stalinista. Milhões de pessoas foram presas, torturadas e mortas, como parte dos planos do ditador.

Mas afinal, quem matou mais?

Esta é uma questão difícil de ser respondida, mas é possível levar em consideração alguns critérios. Podemos dizer que Hitler foi bem pior, visto que seu regime propagou um horror sem precedentes no Holocausto. Sem contar o fato de que ele tentou eliminar um povo inteiro, apenas por motivos raciais. Por outro lado, Stalin não fica atrás, já que seu regime matou um número muito maior de pessoas... Dezenas de milhões.

Até mesmo os historiadores do Holocausto costumam dar por certo que o regime stalinista matou muito mais que o nazismo. Mas categorizam que o genocídio de judeus pode ter sido muito mais brutal. No entanto, após anos de estudos e graças ao trabalho russo, alemão e de tantas outras entidades, é possível ter acesso aos números de forma mais próxima da realidade.

Então, para responder a pergunta vamos ignorar momentaneamente os números da guerra e considerar apenas o número de civis e inocentes mortos. Segundo registros, o número de não-combatentes mortos pelos alemães, chega aos 11 milhões.. O que não foge do que já era esperado. No entanto, o número de civis mortos pelos soviéticos é bem menor do que esperávamos.

Hitler vs. Stalin

Dito isso, é possível mostrar que os alemães mataram muito mais que os soviéticos. Os assassinatos em massa da União Soviética também envolveram motivações nacionais e étnicas, entretanto, grande parte dos inocentes acabou morrendo por fome. A questão é que, a não ser pelos anos de guerra, muitas pessoas que entraram no Gulag (sistemas soviéticos de trabalho forçado), e o deixaram ainda com vida... Ao contrário daqueles que entraram em campos de concentração nazistas.

Embora os números atribuídos a Stalin cheguem aos 100 milhões de mortos, acredita-se que não seja verdade. Levando em consideração as guerras e o regime como um todo, o número real deve ficar entre 43 milhões. Enquanto ao número que corresponde a Hitler, fica entre os 21 milhões.

Em outras palavras, podemos dizer que o regime nazista matou muito mais civis que o stalinista. Mas em contrapartida, levando todos os outros pontos em consideração (como soldados e afins), o stalinista matou mais que o nazista. A questão é que no fim das contas, o número não importa. "Nada diminui o caráter horrível de cada assassinato e a tragédia irredutível de cada morte".

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+