• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Homem arrisca vida para fotografar a formação de tornados

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      27/06/19 às 15h06

Os tornados são fenômenos meteorológicos que se manifestam como uma coluna de ar girando de forma violenta. A palavra tornado tem origem espanhola e significa tempestade. Eles são considerados as pertubações atmosféricas mais destrutivas de todas. Apesar de sua área ser mais limitada do que a dos furacões.

Os tornados, geralmente, alcançam cerca de dois quilômetros de diâmetro. Já os furacões podem chegar a atingir centenas de quilômetros de diâmetro. Segundo Eduardo Netto, professor de climatologia e meteorologia da Ulbra, em Canoas, no Rio Grande do Sul, os furacões podem inclusive ser formados por diversos tornados.

Outra diferença entre os tornados e os furacões é que seu tempo de vida dura apenas alguns minutos e, em casos raros, podem ocorrer por mais de uma hora. Eles costumam se formar a partir de nuvens de chuva e podem ostentar alguns redemoinhos. Os furacões, por outro lado, se formam a partir de diversas nuvens e têm apenas um vórtice.

Ainda segundo Netto, os tornados costumam surgir com a chegada de frentes frias, nas regiões onde o clima é quente e instável. Somente nos Estados Unidos, onde eles são muito frequentes, em 2011, foram registrados mais de 1.200 tornados. O caminho que os tornados percorrem costuma ser irregular. Além do que, por poderem formar vários funis ao mesmo tempo, seu poder destrutivo aumenta significativamente.

Tornados menores podem atingir velocidades de até 160 km/h, enquanto os grandes podem se deslocar a 320 km/h ou mais. Porém, especialistas estimam que eles podem ultrapassar os 400 km/h. Em 2016, o fotógrafo e caçador de tornados, Jason Weingart, morador de Austin, no Texas, saiu em busca de capturar a perigosa formação de um tornado no estado americano do Kansas.

Evolução de um tornado

Ele conseguiu capturar, em uma sequência de fotos, o exato momento em que o tornado nasce e vai se fortificando. Após capturar as imagens, Weingart, selecionou oito delas e compôs uma única foto. Esta foi intitulada como "Evolução de um Tornado". Na descrição da imagem ao portal PetaPixel, o fotógrafo informou o local exato onde as imagens foram capturadas.

"O primeiro tornado a ocorrer entre Dodge City e Minneola, Kansas, em 24 de maio de 2016", disse ele. Ainda de acordo com Weingart, a mesma nuvem ainda produziu ao menos outros 11 tornados, com até três funis tocando o solo de uma só vez. A incrível foto de Weingart foi vencedora do Concurso de Ciência Wiki 2017.

A imagem viralizou na internet pouco tempo depois que ela foi publicada pelo fotógrafo. As pessoas ficaram impressionadas sobre como Weingart havia conseguido capturar e mostrar vários tornados lado a lado. Mesmo o fotógrafo tendo explicado como a imagem havia sido criada e os recursos de edição usados por ele.

"Eu estava muito adiantado sobre minhas técnicas e o que a imagem é e como ela foi manipulada, é claro", disse Weingart, na época em que a foto viralizou. "Eu pensei que estava fazendo uma foto legal e doando para o domínio público, entrando no concurso. Isso era tudo que eu queria fazer com isso. Essa foi realmente a última vez que pensei na imagem até este fim de semana, quando se tornou viral no Facebook, e em algumas contas ela estava sendo descrita como uma "supercélula intensa com uma massa de tornados".

"É estranho como as imagens sobre o tempo tendem a se tornar virais quando estão erradas", concluiu o fotógrafo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   PetaPixel     Terra  
Imagens Sonia Ideias
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+