• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Idoso tem mais de 100 pedras retiradas da sua bexiga

POR Erik Ely    EM Curiosidades      21/01/20 às 16h32

Conhecido popularmente como cálculo urinário, pedras na bexiga podem ser uma baita dor de cabeça. No entanto, um caso de um idoso, com mais de 100 pedras retiradas da bexiga, assustou até mesmo os médicos.

Recentemente, o caso raro foi agravado por conta de uma condição especial, o aumento da próstata. Contudo, é preciso ficar atento para a doença, ela é bastante comum entre homens com mais de 80 anos.

Muito mais do que uma pedra no caminho

Aos 83 anos, um homem identificado apenas como Liu teve mais de 100 pedras retiradas de sua bexiga em uma única cirurgia. Dessa forma, o caso ocorreu na província de Jiangsu, oeste da China, e foi compartilhado por médicos do Hospital Zhongda, que trataram do caso.

De acordo com os especialistas, o paciente chegou à emergência reclamando de dores ao urinar. Em seguida, ele foi examinado pela equipe médica, que decidiu realizar um exame de raio-x. No entanto, o resultado foi surpreendente, até mesmo para os médicos.

No exame, era possível observar pedras dos mais diversos tamanhos dentro do órgão do paciente. "Após uma inspeção cuidadosa, ficamos surpresos ao descobrir que a bexiga dele estava cheia de pedras", afirmou Sun Chao, um dos médicos de Liu. "Durante a operação, a bexiga foi aberta e um grande número de pedras foi retirado. Havia mais de 100 grandes e pequenos cálculos", relatou o profissional.

Segundo os médicos, pedras na bexiga são fragmentos de minerais que podem se formar dentro do órgão quando a pessoa segura urina. Ou ainda, quando uma pessoa consome poucas quantidades de líquido. No entanto, casos graves como os de Liu não são comuns. De acordo com os profissionais, o paciente contou ter dificuldades para unir há pelo menos, uma década. Mas por não se preocupar muito, disse nunca ter procurado ajuda antes.

Um caso mais grave do que parece

Esse caso do chinês foi agravado pelo fato dele sofrer de hiperplasia prostática benigna (HPB). Com a doença, há um aumento não canceroso da próstata, que causa uma severa dificuldade na hora de urinar. Segundo especialistas, a condição é comum e afeta metade dos homens com mais de 50 anos. Além disso, pode atingir cerca de 90% daqueles que possuem mais de 80 anos.

Segundo Sun Chao, médico de Liu, idosos possuem alto teor de uma substância que agrava o caso. Entretanto, ainda não se sabe o que, de fato, pode contribuir para a formação de pedras na bexiga. "Depois que as pedras na bexiga de Liu foram removidas, uma análise de componentes foi realizada para determinar se sua composição tinha altos níveis de ácido úrico", disse Sun Chao.

Para que casos como esse sejam evitados, Sun Chao reforça a importância do consumo de água. Segundo o médico, é preciso consumir pelo menos dois litros de água por dia. Mas sempre lembrando, que é preciso se atentar para o peso e altura, marcadores para quanto cada pessoa necessita de líquidos. Além de uma alimentação saudável e idas regulares ao médico. "Eu trabalho nesse campo há mais de dez anos e nunca tinha visto um caso como esse", afirmou o especialista no caso.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+