• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ilusão de ótica criada por escadas em Milão impressiona qualquer pessoa

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      09/10/19 às 17h25

As escadas do estádio de futebol, Giuseppe Meazza, conhecido como San Siro, são capazes de enganar o cérebro de qualquer pessoa que olhe para lá. É criada uma ilusão de ótica que impressiona qualquer pessoa. Pois, para quem olhar do lado de fora do estádio, a uma distância e ângulo certo, a escada parece se mover.

Com seu formato em espiral, a escada cria uma ilusão de ótica capaz de fazer qualquer pessoa se surpreender. E quando os torcedores estão descendo as escadas, para a saída, o movimento de pessoas dá a impressão de que a escada está se movendo, para o lado contrário.

O estádio Giuseppe Meazza, em Milão, é o maior estádio da Itália, com uma capacidade de 80.018 pessoas. E pertence aos grandes times italianos, Internazionale e Milan.

Escadas do San Siro em Milão

As pessoas ficam tão fascinadas com a ilusão de ótica, que há vários compartilhamentos de vídeos da escada, nas redes sociais. Realmente, é muito impressionante.

As escadas em espiral dão acesso ao imponente estádio de futebol Giuseppe Meazza. O estádio foi inaugurado em setembro de 1926, com uma partida entre Internazionale e o Milan. Localizado no distrito de San Siro, a região foi o que deu origem ao nome do estádio.

Em 1980, o estádio foi rebatizado como Giuseppe Meazza. O novo nome era uma homenagem ao jogador, que era ídolo das duas torcidas, e foi morto um ano antes.

Ao longo dos anos, o estádio passou por inúmeras reformas, até se tornar o imponente que é hoje.

Mas em Julho de 2019, os administradores do estádio, Internazionale e Milan, anunciaram que vão derrubar o estádio. E no local, serão construídos prédios. O plano é derrubá-lo e construir outro estádio bem próximo do estádio atual.

Estádio de futebol Giuseppe Meazza

O plano era que o novo estádio fosse inaugurado entre 2022 e 2023. No entanto, o presidente da câmara de Milão, queria que o estádio San Siro fosse o palco de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026. Isso se a cidade de Milão, juntamente com Turim, ganhasse a corrida contra Estocolmo, capital da Suécia, para sedear os jogos olímpicos.

É uma pena que o estádio seja demolido, as escadas em espiral do estádio, são fascinantes de se ver. Então, para quem ainda não teve a oportunidade de ver de perto, essa incrível ilusão de ótica, é bom correr. Em suma, os projetos para o novo estádio já estão em andamento.

Os dois times mostraram mais detalhes sobre os projetos do novo San Siro, no final de setembro. Inclusive, os novos projetos estão expostos em um site, onde os torcedores podem acessar e dar as suas opiniões. Além de escolher entre um ou outro projeto.

Ilusão de "tica

Para que a ilusão de ótica possa acontecer, a imagem percebida pelo olho é processada pelo cérebro, criando uma percepção de que, na realidade, não existe.

A percepção refere-se à interpretação do que recebemos através dos nossos olhos. E as ilusões óticas ocorrem porque nosso cérebro está tentando interpretar, o que vemos, de forma que faça sentido.

Assim como as escadas do estádio San Siro, um edifício construído pela empresa japonesa, Eastern Design, também chamou a atenção em Youkachi, no Japão.

Com um visual triangular, o prédio cria um efeito de ilusão de ótica bastante impressionante, dando a ideia de que o edifício é bidimensional.

O prédio é residencial e cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A proposta do grupo de arquitetos, ao criar o projeto, era criar uma "área de escape no centro da cidade".

Próxima Matéria
Via       mdig     calciototale  
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+