• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ilustrador retrata a vida de Van Gogh em quadrinhos coloridos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/06/20 às 12h21

Obra de arte é o termo utilizado para designar uma composição criada e avaliada por sua função artística. Do mesmo modo que é um produto que transmite uma ideia ou expressão da pessoa habilidosa que a fez. Algumas imagens podem levar dias, meses ou até mesmo anos para serem feitas. A arte tira as pessoas do mundo e celebra a criatividade.

Dizem que a arte não foi feita para entendermos e sim para sentirmos. As obras, geralmente, carregam os segredos mais ocultos das almas dos artistas. E isso é o que leva as pessoas a tentarem decifrar o que há por trás delas. Entre retratos pacíficos e peças de arte calmas e delicadas, existem pinturas antigas assustadoras que arrepiam os cabelos de qualquer um.

Normalmente, os pintores mostravam em suas obras a realidade que estavam vivendo na época. Os grandes nomes da arte são vários e, com certeza, Van Gogh é um deles.

Vincent van Gogh foi um pintor holandês, nascido no dia 30 de março de 1853. Um dos maiores nomes da história da arte, ele foi um pós-impressionista que, como a maioria dos artistas, só teve seu trabalho reconhecido depois de sua morte. Ele teve sérios problemas mentais, uma juventude turbulenta, e uma vida cheia de mulheres problemáticas, entre tantas outras coisas.

Por conta de seus problemas, Van Gogh tentou suicídio várias vezes. São poucos os artistas que são tão enigmáticos e tem uma biografia tão dolorosa, complexa e profunda quanto ele.

Ele passou 37 anos da sua vida sem quase nenhum reconhecimento profissional e enfrentou a pobreza e sua fragilidade psíquica. Foi depois da sua morte, que sua genialidade como pintor foi reconhecida e as suas obras foram difundidas mundialmente.

Inspiração

Van Gogh inspira até hoje vários artistas, como é o caso do ilustrador iraniano Alireza Karimi Moghaddam. Ele decidiu transformar a vida do pintor em uma série de quadrinhos.

"Quando adolescente, me apaixonei pela história de vida e pelas pinturas de Van Gogh. Seu estilo, cores e estilo de vida me inspiraram. Acompanhei quase todos os livros e filmes que foram feitos sobre Van Gogh e mergulhei no amor de sua vida", contou.

Moghaddam usou como pano de fundo para o seu trabalho as cores marcantes e detalhes das próprias obras de Van Gogh. Várias vezes, o ilustrador coloca o próprio pintor no meio dos cenários que inspiraram seu trabalho. Como por exemplo, pedalando no meio de girassóis ou então observando uma noite estrelada.

Os quadrinhos coloridos de Moghaddam dão uma leveza para a vida e obras de Van Gogh, mas ao mesmo tempo não abre mão do sentido sombrio da vida dele. Eles mostram, por exemplo, a luta do pintor com sua saúde mental.

"Para mim, Van Gogh não é apenas um pintor e um artista genial, mas um modo de vida. Ele não é um modelo frustrado e angustiado, mas um símbolo de amor, humanidade e altruísmo. Eu o compreendo e propago a partir de uma perspectiva diferente e, ao contrário da visão tradicional predominante, gostaria que um Van Gogh diferente fosse um Van Gogh para todos", concluiu.

Mostramos aqui alguns desses quadrinhos coloridos feito pelo artista. Se você quiser ver mais do trabalho dele é só ir em seu Instagram.

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

Próxima Matéria
Via   Bored panda  
Imagens Instagram
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+