icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Imagem de colônia de 64 mil tartarugas marinhas é capturada por drone

POR Bruno Dias EM Mundo Animal 15/06/20 às 15h25

capa do post Imagem de colônia de 64 mil tartarugas marinhas é capturada por drone

tartaruga é um réptil que tem o corpo coberto por um casco e que já caminha nesse planeta há muito tempo. Quando pensamos nesses animais, logo, nos remetemos à lentidão. No mundo, existem aproximadamente 250 espécies, ou tipos, de tartarugas. Elas também estão presentes, em quase todos os tipos de habitat.

Todo réptil que tem uma carapaça nas costas é classificado como testudines ou quelônios. E dentre eles, existem as tartarugas, cágados e jabutis. Mesmo que a maioria das pessoas pensem que todos são uma coisa, cada um desses tipos tem suas próprias características que são divergentes.

Além disso, as tartarugas são conhecidas por serem animais com uma longevidade muito grande. Algumas espécies, como a tartaruga-gigante das ilhas Galápagos, podem chegar a viver até mais de um século.

Esses animais despertam curiosidade e proporcionam alguns eventos que são maravilhosos de se ver. Como por exemplo os filhotes de tartarugas caminhando em direção ao mar.

Além desse, outro evento que é bastante lindo de se ver. Basicamente, é quando 64 mil tartarugas nadam juntas. É praticamente uma perfeição. Nós podemos ver esse evento por conta do governo estadual de Queensland, na Austrália.

O Departamento do Meio Ambiente compartilhou a filmagem impressionante de uma colônia gigantesca de tartarugas marinhas na ilha de Raine. Essa ilha é onde elas fazem seus ninhos.

Tartarugas

Os animais vistos no vídeo são as tartarugas-verdes, que também são conhecidas como uruanã ou aruanã. Essa espécie está ameaçada de extinção por conta de vários fatores como a caça, colheita de ovos, acidentes com barcos, redes de pescadores que não tem dispositivos para exclusão de tartarugas, poluição e perda do seu habitat.

Justamente por todos esses fatores e seu risco iminente de extinção que os cientistas resolveram observá-las. Eles fazem isso com a esperança de conseguir ajudá-las a sobreviverem.

Número

É claro que contar o número de tartarugas em uma colônia não é uma tarefa fácil. Mas existem métodos para fazê-lo.

"Métodos anteriores de pesquisa populacional envolviam pintar uma faixa branca na casca das tartarugas-verdes quando elas estavam nidificando na praia. A tinta não é tóxica e é lavada em alguns dias. Depois, a partir de um pequeno barco, tartarugas pintadas e não pintadas eram contadas. Mas os olhos são atraídos muito mais para uma tartaruga com uma faixa branca brilhante do que para uma tartaruga sem pintura, resultando em contagens tendenciosas e precisão reduzida. Tentar contar com precisão milhares de tartarugas pintadas e não pintadas de um pequeno barco em condições turbulentas é difícil", explicou Andrew Dunstan, membro do Departamento de Meio Ambiente e Ciência do governo de Queensland.

Por esse motivo, em dezembro de 2019, os pesquisadores resolveram inovar e usar um novo método para fazer essa contagem. Eles usaram imagens de drones. O drone fotografou uma enseada de corais de aproximadamente 32 hectares, localizado na borda externa da Grande Barreira de Corais. Ela fica a 620 quilômetros a noroeste de Cairns, na Austrália.

Segundo Dunstan, usar o drone é mais fácil, seguro e mais preciso. Além de economizar um tempo valioso em campo e diminuir um potencial impacto na natureza. Outra vantagem é que os dados podem ser armazenados imediatamente e de forma permanente.

A imagem feita pelo drone foi analisada quadro a quadro em um laboratório. Com isso veio a estimativa de que cerca de 64 mil tartarugas-verdes, na ilha de Raine, estavam indo na direção d terra para colocar seus ovos. Com essa nova contagem, os pesquisadores concluíram que a última contagem feita tinha os  números subestimados por um fator de 1,73.

Conservação

Contar essa população com o uso do drone é parte do projeto chamado "Raine Island Recovery Project". O objetivo dele é proteger e recuperar o habitat da ilha australiana e garantir o futuro das principais espécies marinhas locais.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest