• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Imagens assustadoras mostram Indonésia sendo atingida por tsunami

POR Mateus Graff    EM Mundo Afora      28/09/18 às 14h54

Em dezembro de 2004, um sismo e um tsunami no Oceano Índico atingiu a Indonésia. Basicamente foi um terremoto que, acompanhado de ondas gigantes, assolou o país e teve consequências em mais 14 países. O tsunami matou mais de 230 mil pessoas e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros.

A notícia que temos para vocês hoje não é nada legal. Infelizmente um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu o centro da Indonésia nessa sexta-feira. Esse foi apenas um terremoto de uma série de abalos que afetaram o local nas últimas horas. Um dos terremotos, de magnitude 6,1, teve como consequência várias mortes. Além disso, os terremotos levaram à formação de um tsunami que, segundo as autoridades, varreu casas em duas cidades.

Terremoto seguido de tsunami na Indonésia

As ondas chegaram a 2 metros e segundo funcionários do governo local, logo depois elas recuaram. O país já estava em alerta de tsunami depois do mais forte dos terremotos, que como citamos, teve magnitude 7,5.

Sutopo Purwo Nugroho, o porta-voz da agência indonésia para desastres, disse que o tsunami atingiu a cidade de Palu, capital da província de Sulawesi. Outra cidade menor, Donggala, também foi atingida.

Abaixo vocês podem ver um vídeo das ondas invadindo a cidade de Palu:

As imagens foram feitas nos arredores de um shopping da cidade. As comunicações da área estão interrompidas, segundo a agência Associated Press. Segundo Sutopo Purwo Nugroho, algumas casas foram varridas e já existem casos de famílias desaparecidas.

"O corte nas telecomunicações e a escuridão estão dificultando os esforços para obter informações. Toda capacidade nacional será usada e, amanhã de manhã, vamos mandar aviões Hércules e helicópteros para prestar assistência nas áreas afetadas pelo tsunami", declarou o porta-voz.

O aeroporto de Palu teve suas operações suspensas pelas próximas 24 horas por causa dos danos causados pelo terremoto.

O abalo

O serviço sismológico norte americano diz que o tremor aconteceu às 18 horas do horário local. O epicentro estava a 78 quilômetros ao norte da cidade de Palu. O tremor foi sentido no extremo sul da ilha, onde se encontra a capital Makassar. Uma mulher residente de Toraja (a 175 quilômetros de Palu), Lisa Soba Palloan, confirmou a violência dos abalos. Ela disse que "todo mundo saiu de suas casas e gritava de medo".

O país sofreu uma série de terremotos em julho e agosto, o que resultou em 550 mortes, 400 mil deslocados e mais de 80 mil edifícios danificados. O terremoto mais forte registrado hoje supera a magnitude dos mais intensos daqueles episódios.

Só nos resta torcer para que a população da Indonésia não sofra mais uma vez como sofreu com a tragédia de 2004.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+