• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Imagens de preguiça dando à luz encanta a internet

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      10/03/20 às 15h21

O reino animal é uma das coisas mais incríveis do mundo. Nos surpreendemos diariamente com os animais, independentemente da espécie. Isso porque a grande variedade, permite nos deparar com coisas novas a todo o momento. Embora já tenhamos o conhecimento da existência de várias espécies, há ainda milhares que nunca vimos. Para se ter uma noção dessa variedade, até mesmo os animais que conhecemos, não vimos de tudo. Você provavelmente nunca viu o exato momento em que uma borboleta sai do casulo. Talvez, nunca tenha visto uma aranha enrolando sua presa em teias. No entanto, o que chamou a atenção do mundo recentemente foi uma preguiça dando à luz.

A preguiça, ou como muitos conhecem, folivora, é uma subordem de mamíferos, da ordem Pilosa. Trata-se de mamíferos arborícolas e estão divididos em dois gêneros, sendo eles Bradypus e Choloepus. Quem já viu esse animal, já notou que eles possuem longas garras em todos os dedos, e é graças a isso, que a preguiça se pendura aos galhos das árvores. Costumam ficar com o dorso para baixo. O animal é chamado assim por causa do metabolismo muito lento do seu organismo. Esse é responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. Podemos encontrá-las, com mais facilidade, em florestas tropicais da América do Norte até o norte da Argentina. Confira conosco a história da preguiça dando à luz.

Preguiça dando à luz

Como muitos de nós sabemos, a preguiça costuma passar a maior parte de sua vida nas árvores. Elas visitam o chão apenas para defecar, o que acontece geralmente uma vez por semana. Com o passar do tempo, aprenderam a fazer tudo no alto das copas da floresta, como se alimentar, acasalar, dormir e, é claro, dar à luz. Recentemente, um vídeo mostrou o quão complicado pode ser um parto na árvore. As imagens foram capturadas por Steven Vela, um guia turístico e mostram uma fêmea de preguiça-de-três-dedos dando à luz. Isso tudo enquanto ela está pendurada em um galho.

O bebê cai imediatamente e fica pendurado pelo cordão umbilical, até que sua mãe consegue agarrá-lo. Após isso, ela começa a lambê-lo, parecendo muito calma com a situação. Esse caso aconteceu no Parque Nacional do Vulcão Arenal, na Costa Rica. "Isso foi algo incrível", disse Vela. "Acho que vou morrer e nunca mais vou ver algo assim". Ele pode estar certo, pois testemunhar um parto de uma preguiça é algo extremamente raro.

Nas poucas ocasiões em que isso foi gravado, a fêmea costumava colocar as patas embaixo do corpo para que o filhote não caia. "Não se sabe se o comportamento do bebê pendurado pelo cordão umbilical é típico de um nascimento de preguiça. O que testemunhamos aqui no zoológico de Londres é que os bebês podem se agarrar à mãe quando nascem", disse George Sunter. Esse é um líder da equipe de pequenos mamíferos no ZSL London Zoo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para nós.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens G1 Oh My Mag
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+