icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Imagens perturbadoras que mostram como é a realidade em uma zona de guerra

POR Júlia Marreto EM Curiosidades 29/08/16 às 18h46

capa do post Imagens perturbadoras que mostram como é a realidade em uma zona de guerra

Desde março de 2011 ouvimos falar sobre a Guerra Civil Síria, mas você sabe sobre o que realmente se trata esse conflito que já matou milhares, que destruiu a infraestrutura do país e criou uma crise humanitária? Pois bem, aqui na Fatos Desconhecidos já falamos sobre vários conflitos e guerras, como em: 7 coisas que a 1ª Guerra Mundial mudou para sempre na humanidade; 9 imagens incríveis do antes e depois de cidades destruídas pela guerra; Veja como são os soldados antes, durante e depois da guerrra; Indícios apontam que a 3ª Guerra Mundial pode acontecer a qualquer momento; Por que israelenses e palestinos vivem em guerra? O que aconteceu realmente naquela região?. Essas matérias são bons exemplos dos efeitos que as guerras causam num âmbito geral, pessoal, social, político, religioso, etc.

Voltando a Síria, após uma sucessão de protestos populares, que se tornaram cada vez mais agressivos, rebeliões armadas começaram a surgir em decorrência das variadas revoltas que ocorriam (ocorrem) no Oriente Médio, também conhecidos como Primavera Árabe. O objetivo da oposição é tirar do poder o presidente Bashar al-Assad, no intuito de que se estabeleça uma renovação política, formando uma nova configuração de democracia. Porém, entre as rebeliões, estão inseridos terroristas que tentam desestabilizar a nação, refletindo em respostas pelo Exército Sírio Oficial. Com isso, a mídia (veículos de comunicação em geral) junto a sociedade exigiram que houvesse transparência política, liberdade de expressão e promulgação de novas leis.

Hoje, fazem parte da Guerra na Síria dezenas de grupos, que podem ser divididos em quatro blocos: 1) Governo Sírio "Ba'ath", que é apoiado pela Rússia e Irã; 2) Resistência Síria (Síria Livre), que tem o apoio dos Estados Unidos e países da região (por exemplo: Arábia Saudita e Turquia); 3) DAESH (sigla em árabe para ISIS - Islamic State of Iraq and Syria); 4) Curdos, juntamente a diversos grupos combatentes.

E quais são os objetivos de cada um desses grupos? O Governo Sírio Ba'ath, essa ideologia "Ba'ath" teve início com a descolonização, com caráter "Pan-Árabe" e contra a dominação europeia (socialismo árabe, com governos seculares). A Resistência Síria, tem como objetivo depor o atual governo, de Bashar al-Assad, além de ter o apoio de grupos extremistas, como a Frente Islâmica. Já o DAESH pretende impor um califado sunita, usando como justificativa o antigo califado juntamente as raízes do Islã tradicional. Por último, os Curdos, que focalizam a conquista de seu próprio país (Curdistão), que estaria localizado exatamente no meio do Oriente Médio, num total são 30 milhões de curdos, eles são o maior grupo nacional que não possui seu próprio país.

Para poder compreender bem os motivos da Guerra Síria é preciso entender o Oriente Médio e sua história, além de sua posição no mundo e sua influência. Caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre o assunto, pode acessar esse vídeo, que explica de uma forma bastante simples e resumida o que está acontecendo nessa região. E, para termos um pouco mais de noção sobre o que está acontecendo e como acontece esse conflito, nossa redação selecionou uma sequência de Imagens perturbadoras que mostram como é a realidade em uma zona de guerra. Confira:

Então pessoal, conseguiram entender um pouco mais sobre o que está acontecendo na Síria? Essas imagens mexeram com você? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest