• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Indiano descobriu gravidade antes de Isaac Newton

POR Arthur Porto    EM Mundo Afora      20/08/19 às 18h29

O jovem Isaac Newton está sentado em seu jardim, embaixo de uma árvore, quando uma maçã cai em sua cabeça. Nesse momento, em um lampejo de genialidade, Newton inventa a famosa teoria da gravidade. Como todos sabemos, a história é uma das anedotas mais famosas da história da ciência.

Em contrapartida, parece que a lenda que havíamos aprendido na escola está prestes a sofrer algumas modificações. Newton até pode ter desenvolvido algumas teorias sobre lei gravitacional. No entanto, o cientista parece não ter sido responsável pelo descobrimento.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos da Índia, Ramesh Pokhriyal, o cenário é outro. Para o ministro, foram os indianos que descobriram a clássica lei da gravitação universal. Segundo Pokhriyal, escrituras indianas mencionaram o conceito de gravidade em torno do século V.

Pokhriyal, membro do partido de direita Hindu Bharatiya Janata Party, discutiu o assunto em um evento de política educacional. O ministro pediu aos diretores dos institutos de educação do país que realizassem pesquisas com base nos antigos registros indianos.

"Precisamos provar que Charaka, Aryabhata e todos os outros cientistas de nossa cultura que já existiram já haviam mencionado o conceito de gravidade muito antes de Newton descobri-lo", informou.

O encontro

Charaka viveu no século 3 aC, e foi um dos principais contribuintes para a Ayurveda, um sistema de medicina e estilo de vida desenvolvido na antiga Índia. Enquanto isso, Aryabhata, que nasceu em 476 dC, foi o primeiro dos principais matemáticos-astrônomos da era clássica da matemática indiana e da astronomia indiana.

A contribuição de ambos os estudiosos é reconhecida por cientistas de todo o mundo. Charaka e Ayurveda realizaram várias descobertas científicas e matemáticas. No entanto, essa é a primeira vez que se afirma que foram os indianos que descobriram a gravidade.

Além da presença do ministro Ramesh Pokhriyal, o evento contou também com a presença de Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), chefe da organização voluntária paramilitar indiana de direita, e do primeiro-ministro Natendra Modi.

Vários representantes de universidades e escolas também participaram. No encontro, os profissionais da educação levantaram outros questionamentos, como, por exemplo, a sobreposição entre religião e ciência e o subseqüente perigo da "pseudo-ciência" passar a ser ensinada nas instituições.

Pokhriyal alegou também que a Índia era um país que sempre esteve à frente em todos os campos, incluindo ciência e tecnologia.

Newton

A história por trás da lei gravitacional é, certamente, enfeitada, tanto por Newton quanto por gerações de contadores de histórias que vieram depois dele. No entanto, hoje, após à internet ter se tornado uma incrível fonte de pesquisa, sabemos que a verdade é outra. Como? A história em primeira mão de como uma macieira inspirou o entendimento da força gravitacional, enfim, foi divulgada.

A Royal Society em Londres tornou disponível em forma digitalizada o manuscrito original que descreve como Newton imaginou sua teoria da gravidade. A história original, por exemplo, não diz que a maçã atingiu o físico na cabeça. Por possuir uma obsessão em particular pela órbita da Lua em torno da Terra, o físico começou a estudar a influência da gravidade.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+