icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Insetos bizarros: a formiga-tartaruga

POR Estagiário    EM Curiosidades      07/06/14 às 03h39
capa do post Insetos bizarros: a formiga-tartaruga

A evolução realmente é um elemento curioso. Enquanto a maior parte dos animais que admiramos é temida por sua força e capacidade de matar, esquecemos que muitas vezes sobrevive quem está melhor adaptado, e não quem é mais forte. Um ótimo exemplo dessa afirmação é a Cephalotes varians, espécie de formiga que pode ser encontrada principalmente na América Central, em lugares como Cuba e Haiti.

As fotos são cortesia do fotógrafo naturalista Alex Wild, que realizou uma série fotográfica com os curiosos insetos. De acordo com biólogos, a formiga-tartaruga, como é apelidada, não é do tipo lutador, e nem mesmo tem presas perfurantes. Na verdade, é uma porta viva: quando predadores e outras espécies de formigas tentam invadir seu formigueiro, que em geral é no interior de árvores, tudo que fazem é fechar as entradas com suas cabeça em forma de prato.

 

Além disso, a aerodinâmica e o peso mínimo desse inseto possibilitam que ele plane, fazendo com que a espécie seja apelidada de "formiga planadora". Vivendo principalmente em galhos e árvores, são capazes de coordenar o percurso de queda para deslocamento e sobrevivência, no caso de quedas. Essas ferramentas - tanto a cabeça quanto o vôo - provam que Darwin estava certo: o mais forte é quem se adapta melhor.


Próxima Matéria
avatar Estagiário
Estagiário
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest